
Mas venho aqui para retratar como é a educação neste país, nosso sistema educacional é uma piada, nossos alunos não são instruídos a aprender, e sim a decorar. Vejamos as aulas de Matemática (me desculpe os professores dessa área), mas em sala de aula se aprende a decorar a tabuada, decorar as fórmulas matemáticas e nada mais que isto, o aluno para passar de ano deve ter boa memória se não... todos nós sabemos o que ocorre. Não estou querendo dizer que o aluno não deva aprender as fórmulas ou que não deva saber a tabuada, mas a disciplina de matemática nada mais é que uma ferramenta de raciocínio para o aluno, uma ferramenta do aprendizado da lógica; mas não é isso que vemos em seu ensino, nada mais é que decorar as fórmulas. Seria mais fácil para o aprendizado do aluno a explicação de como o pensador ou o matemático chegou à determinada fórmula matemática, isso faria o aluno entender como chegar a resolver o problema e não algo exato, é assim e deu. Sempre me questionei por que um mais um é dois, será que é dois mesmo, ou será que é algo imposto por alguém? Claro que é lógico que um mais um é dois, mas por que?
Sócrates, filósofo grego, um dos mais conhecidos, tem em uma das suas frases mais conhecidas uma questão sobre o conhecer: “só sei o que nada sei”, o que este filósofo tem para dizer com isto? Daria para ter várias reflexões sobre esta frase, mas no momento reflito que, sabemos o que os outros nos passam, não sabemos por nós, não fizemos a experiência deste objeto, o que sabemos é o que os outros passaram para nós e nós decoramos isto como verdade, decoramos e esquecemos, pois se aprendermos, nunca esqueceremos, e se aprendermos sabemos de alguma coisa. Mas hoje vejo que o filósofo está certo, com este ensino virado não para o aprendizado e sim para o decorar, continuaremos sabendo que nada sabemos.