Pular para o conteúdo principal

Infância Perdida


Cada dia que passa me assusto em pensar no futuro das crianças deste país. Futuro? Isto existe para nossas crianças? Questiono-me se tem, pois com o passar dos anos, o nosso sistema nos engole e quem sofre com isso, são as crianças.
As crianças estão sendo exploradas, nas sinaleiras das esquinas de cada cidade; nos campos; nos lixões; e ainda na educação. Sim, na educação. A infância está sendo perdida, roubada daria para falar.
Em nossa educação, estão perdendo a boa aula. O professor vai ter que se dividir em 50 com esta junção de turmas, a tal de “enturmação”, que nossa governadora, que já foi professora decretou, se já não bastasse os problemas sócio-pedagógicos que nossas escolas enfrentam. Mas o problema maior ainda não é esse, e sim a alienação visual que nossas crianças estão sofrendo em salas de aula.
Uma grande mestra em sala de aula me relatou um problema de discriminação social, sofrido com algum dos alunos por seus colegas, numa turma de segundo ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública desta cidade. Uma menina, aluna desta escola, é deixada de lado pelas suas coleguinhas de sala, por discriminação visual. É isso mesmo! Crianças de oito ou nove anos discriminam outras crianças por uma questão visual. Na minha infância, para brincar com alguém, pouco me importava se os pais de meus coleguinhas tinham ou não tinha bens ou condições de pagar uma roupinha melhor para eles, o importante para mim era se os pais deles os deixassem brincar comigo. As crianças eram os únicos seres que não davam importância para questão social dos seus amiguinhos de aula. Mas hoje tudo isso está mudado.
Esta menina é discriminada, como diz algumas coleguinhas dela, por não ter um caderno da Hello Kitty ou das tais Meninas Super Poderosas e estes personagens cor-de-rosa que toda menina quer ter; não andar com roupinhas ou sapatinhos de tal apresentadora ou cantora de TV; por ter repetido o ano; por morar, na periferia da cidade; por muitas vezes estar com mau odor. É isso mesmo! As crianças julgaram esta colega quando questionadas pela sua professora por não brincarem com ela. Existe hoje no mundo infantil, determinadas sociedades, aqueles que tem e aqueles que não tem determinados produtos e estampas em seus materiais escolares.
Questiono qual será o futuro desta criança? Pois na sua infância já está sentindo na pele a discriminação na primeira sociedade que ela vive, a sociedade escolar. Quais os motivos ela terá para continuar estudando? Como será sua formação psicológica, já que é na infância que a formamos? Que tipo de adulto será esta criança?
A sociedade que ela vive está empurrando-a para a margem desta. Sem muitos esforços, não sendo muito pessimista, esta criança quando adulta odiará as pessoas desta sociedade, e fará de tudo para ter o que nunca teve, talvez não precise chegar até a fase adulta, ela recorrerá ao crime para ter o que um dia foi discriminado por não ter. Mas de quem é a culpa? Da nossa sociedade consumista, que só pensa em consumir. Estamos tirando a infância desta criança e de tantas outras, por escolhermos esta sociedade como certa, pois sendo discriminada na sua infância pelas próprias pessoas de sua idade, é roubado o prazer e desmotivante o convívio nesta sociedade, tirando assim o direito dela estudar.
A infância está perdida, não só para esta criança que foi discrimina ou continua sendo; mas para estas que estão sendo adulteradas pela imagem; estão querendo ser gente grande, enquanto tem muita gente pequena, fazendo coisa de gente grande, querendo apenas ter um tempinho para ser criança. Esse é o retrato da infância perdida.

Comentários

Juliana Chaves disse…
Essa história de juntar as turmas é, simplesmente, insana ao meu ver. O professor sofre em dobro e as crianças aprendem mesmo ainda. Essa é mais uma falta de consideração da nossa ilustre governadora paulista, que coloca a educação como plano de fundo do seu governo ecomista. Por isso, é importante questionarmos isso, para depois não nos surpreendermos com a tal infância perdida e com uma juventude incompreendida!!!

Parabéns, o blog é muito legal!!!
Texto publicado na Coluna Filosofia da Revista Evidência Outubro/2008

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê