Pular para o conteúdo principal

Filhos da Revolução


Final da Ditadura militar, anistia, manifestações e os jovens nas ruas, assim que se inicia a década de 80 (ano na qual eu nasci), época fértil para o Rock Nacional. “Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você...”, isso parece meio arrogante, mas no fundo era uma manifestação de liberdade, que a música Será, vinha anunciar; democracia.
Foi nesta década que surgiu uma das maiores, e mais lembradas bandas de Rock do país, a Legião Urbana, esta se tornou uma febre entre os jovens daquela década e ainda de hoje, vendendo milhares e discos. A temática musical da Legião Urbana quanto a estrutura das letras das músicas, foi pouco conservadora quanto as normas da gramática, no entanto, fazendo uso de licença poética, o autor das músicas (Renato Russo) tentava passar sentimentos, emoções e percepções sobre ser jovem em um contexto mundial de incertezas e frustrações e ao mesmo tempo de que com luta e determinação, haveria a possibilidade de se realizar sonhos. Assim a Legião Urbana, se torna porta –voz dos jovens década de 80. Entre os fãs há um sentimento controverso de reflexão, alegria de coragem ao ouvir e decifrar as letras da banda, como se as letras quando escritas fossem direcionadas à vida de todos os brasileiros, mas como se desde os daquela década até hoje, são constantes as mudanças no nosso cotidiano e ainda assim as letras impressionam.
“Depois de vinte anos na escola, não é difícil aprender, todas as manhas do seu jogo sujo, não é assim que tem que ser, vamos fazer nosso dever de casa daí então vocês vão ver, suas crianças derrubando reis, fazer comédias em cinema com suas leis...”. A letra da música ‘Geração Coca-Cola’, e a música “Que País é este” mostram letras de impacto, motivando os jovens a fazer história, a mudá-la, pois os descendentes da década de 80 eram os “filhos da revolução”, a mudanças de pensamento, paradigmas e sistema político, e na frente desta verdadeira legião urbana, buscando mudanças, estava o seu líder Renato Russo.
Os fãs faziam da banda uma religião, tornando este em um fenômeno nacional. A Legião Urbana, para muitas deixou de ser só uma grande banda, pois sim, com as letras de suas músicas, guias espirituais e de postura, principalmente de nunca desistir e fazer você mesmo, “Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho, quando tudo está perdido, sempre existe uma luz...”.
A Legião Urbana gravou oito discos, até a morte póstuma de seu líder, Renato Russo, vítima de Aids. No último álbum da banda, na faixa "Música Ambiente" há um trecho que diz “... e quando eu for embora, não, não chore por mim...", sugerindo uma despedida antecipada. Sua morte reativou uma espécie de mitologia sobre seu nome, tornando-o um ídolo entre adolescentes que sequer acompanharam a fase mais popular da Legião Urbana.
A legião Urbana marcou a geração dos anos 80 e 90, e ainda hoje é difícil esquecer as letras de músicas como ‘Pais e Filhos’, cantadas por muitos "...é preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã”, ou ainda da música ‘Perfeição’, “... Vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação, ... venha, meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa, só a verdade me liberta, chega de maldade e ilusão. Venha, o amor tem sempre a porta aberta, e vem chegando à primavera, nosso futuro recomeça: venha, que o que vem é perfeição.”

Comentários

Anônimo disse…
Texto publicado na revista Evidencia do mês de Agosto, na coluna Túnel do Tempo.
Anônimo disse…
Viva Legião

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê