Pular para o conteúdo principal

O ópio do povo


A frase que se encontrava em frente à entrada do Oráculo de Delfos, “Conhece-te a ti mesmo”, me faz refletir sobre os nossos dias atuais. Nós seres humanos dotados de inteligência, nos conhecemos? Ou sabemos o que é verdade? Seguimos nossos passos, ou deixamos outros darem o norte para nossas direções?
Vejo através da história da humanidade, o quanto esta evoluiu. A humanidade evoluiu? Claro, mas a passos apertados, a humanidade demora muito a dar o próximo passo. Ela por sua fez, não se conhece, ou há determinados ‘elementos’ que, não o deixam conhecer. A humanidade ela ainda vive a sombra da alienação, somos escravos desta, seguimos o que todos seguem, ou ditam a seguir.
A humanidade segue tendências que determinados elementos destina a ela, veja o exemplo o modo se vestir e de se comportar, é quase tudo igual, tudo muito parecido, quase tudo padronizado, estamos dominados por uma alienação visual; se não seguimos determinados conceitos, somos carta fora do baralho. O filosofo alemão Karl Marx (1818-1883) diz que “... a desvalorização do mundo humano cresce em razão direta da valorização do mundo das coisas”, valorizamos mais o produto em si do que ser um ser humano. Acrescentamos muito valor ao produto, querendo ser parte deste. O produto se tornou um fetiche, algo muito desejado, transformando a coisa - em - si, para a coisa - para - si. O valor das coisas (falando em finanças) representa muito mais ao bem que o produto nos proporciona, do que ele vale realmente (o custo). Isso é a alienação da mercadoria.
Induzem-nos a aceitar determinadas idéias, por interesses próprios, por exemplo, vejamos a nossa atualidade política. Os cidadãos na qual escolhemos de forma “democrática” para nos representar, estão muitas vezes lá, pelos seus interesses próprios. Mas como eles fazem para chegarem lá? Isso é um processo histórico, somos alienados com promessas grandiosas, enchendo nossos olhos e nossas cabeças vazias. A nossa educação os favorece muito, onde aprendemos que, 1+1=2, sem questionamentos, aprendemos a aceitar as coisas dadas, sem questioná-las. Nossa educação está valorizando muito às ciências exatas, onde as coisas são prontas, onde os alunos tende seguir as fórmulas e deu, a resultado está pronto, sem um processo racional. As ciências exatas na educação servem puramente para estimular o raciocínio, e não a ‘decoreba’, mas não é isso que vemos; talvez a filosofia cumprisse melhor este papel.
Todos os meios de comunicação nos induzem a seguir determinadas verdades, estabelecidas por estes; estamos à mercê do sofrimento coletivo da aceitação alienada, e muitos dizem que a salvação está em outro plano, ajudando assim a continuar este estado alienado. Por isso Marx criticava duramente a religião, “... a religião é o suspiro da criatura oprimida, o sentimento de um mundo perverso, e a alma das circunstancias desalmadas, é o ópio do povo”.
Digo-vos que o ópio da sociedade está inserida na própria sociedade, com elementos de dominação, que atrasam o processo evolutivo da nossa sociedade. Poderemos evoluir a passos largos, mas não alienados como a maioria está. Muitos irão se indignar o que escrevo, mas pergunto a estes “Conhece-te a ti mesmo?”.

Comentários

Anônimo disse…
Seria este o primeiro comentário da história deste blog? Que já existe há mais de um ano? Com postagens regulares? XD

Pra deixar uma crítica construtiva: cuidado com os erros de português!

Mas falando sério agora, eu realmente não acho que a humanidade evolui a passos apertados.

Foi um post bem pessimista.
Mas o blog é meio que legal, tirando a falta de comentários.
E by the way, pra já deixar aqui, já tu gostas de mangá, talvez devesse ler Death Note. É para passar horas filosofando sobre.
Bah Bakas,
verdade valeu pela crítica, muitas vezes penso e escrevo as idéias que surgem, e me esqueço das questões ortográficas.
Sobre os comentários, acredito que seja o primeiro sim, deste texto, pois existem vários comentários em demais textos.
Sobre o mangá "Death Note", não o conheço ainda, mas com certeza irei procurar para filosofar sobre deste.
Sobre o texto, acredito sim que a humanidade evolui a passas apertados, nas relações humanas, pois a ciência evolui a passos largos, mas infelizmente o homem ainda não a acompanha. Não é um texto pessimista, não sou do tipo Schopenhaueriano, mas sinto que isso é a realidade. Bom, isso é a minha visão e respeito a dos outros.
Bah valeu cara (não o conheço mas) valeu assim mesmo.
Anônimo disse…
Acredito nisso,
verdadeiramente o ser humano está alienado pelo este sistema posto.
A humanidade evolui, bem , mas bem devagar mesmo. Infelizmente o ser humano ainda não se espelha na velocidade da ciência, para evoluir.
Malu disse…
Ultimamente tenho tentado "conhecer-me melhor" lidando com alguns limites que eu, por muito tempo, preferi ignorar. O próprio limite da escrita (que é meu ofício também), tenho tentado desbravar territórios e ultrapassar fronteiras que antes eu não ousaria. Mas creio sim, que a idéia pronta, o fato pensado por outro e oferecido feito uma pinga no balcão do boteco ou um cálice de champagne em um coquetel luxuoso, é muito mais fácil degustar. É mais fácil aceitar do que entender, identificar e modificar, quando necessário.
A massa se deixa manipular por preguiça de pensar e por inércia. Massa que me incluo... Como disse no início deste comentário, tenho tentado me aventurar e isso também no que se refere ao pensar...

Teu blog tá show! Muito bom estar aqui... Volto sempre, podes crer! Abração!

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê