Pular para o conteúdo principal

500 anos de Utopia


O que nós entendemos por utopia? Muitos vão pensar em algo impossível de acontecer, ou ainda um sonho, um ideal. Vivemos em um embate entre realistas e utópicos, onde uns aceitam o mundo como está, e outras que querem um mundo diferente. Mas o que é a utopia, de onde vem este termo. Vamos até o ano de 1515-16, onde Thomas More (1478-1535), filosofo inglês que cunhou a palavra pela primeira vez.
More, em sua carreira política e diplomática (na corte do Rei Henrique VIII na Inglaterra), observava com tristeza a corrupção, os abusos de poder, as injustiças, as leis inadequadas e distorcidas em favor dos poderosos, a vertiginosa pobreza em crescimento, da mendicância, da miséria e de todas as formas de exclusão social, elevando o máximo os índices de violência e de criminalidade. More após suas reflexões sobre estes problemas sociais, passa a sonhar com um mundo renovado e diferente. Em seu livro titulado Utopia (primeira vez que é usada a palavra), More cria um novo Estado, uma república ideal em que a propriedade privada e a moeda não existem, mas na qual seus habitantes seriam cidadãos com iguais direitos e deveres para todos. Utopia é uma ilha imaginária, onde o regime imaginado não exista lugar algum (do grego topos, lugar, e u, nenhum).
A Utopia com o passar dos séculos, o termo veio a somar dois sentidos, um positivo e outro negativo. O positivo, da generosidade, que sonha com algo radicalmente novo, dissolvendo o tradicional e o banal; o negativo, o impossível, que é perda de tempo pensar neste tema. Mas com o fim da propriedade privada, o crime, a miséria, a repressão, o sofrimento teriam um fim. Este é uma da base do projeto revolucionário de More, mas é também o projeto dos revolucionários modernos, sobre tudo os dos partidos de esquerda, no qual desejam uma sociedade mais justa.
More, por sua vez, foi influenciado pelo filósofo grego Platão (428-347 a.C) e influenciou os filósofos Francês Rousseau (1712-1778) e o alemão Marx (1818-1883). Este último zomba do “socialismo utópico”, mas de certa forma tem muito em comum, pois ambos os regimes propostos (socialistas, comunistas) por estes filósofos, pregam o fim da propriedade privado, esta como culpada pela desgraça da sociedade. A verdadeira diferença talvez esteja na época de cada um, pois More estava vendo o capitalismo nascendo e Marx, viu o capitalismo já solidado, onde era mais fácil consolidar a sua teoria.
A obra utopia de Mores abriu portas para um novo horizonte para pensar a política e sociedade. Deu um retorno ao pensamento político de Platão, e ainda se encaminhou para fundar mais tarde outro segmento político que se chamará esquerda. A obra Utopia está fazendo 500 anos, mas ainda é uma obra bem atual, pois ainda vemos os mesmos problemas sociais de séculos atrás, e é uma obra que vale a pena ser lida, pois é de fácil entendimento (diferente de outras obras filosóficas), e nos mostra um novo modo de sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê