Pular para o conteúdo principal

Os HQ´s e suas adaptações para a tela

Muitos estão aprendendo o segredo que era mantido vivo há anos por um grupo de fãs de histórias em quadrinhos, as histórias clássicas dos super-heróis, que continuam ainda hoje sendo apreciadas por um público cada vez mais interessado nestas histórias; ainda mais com a invasão destes super-heróis nas telas.
Para aqueles que acreditavam que, as adaptações dos quadrinhos para a telona é coisa do momento, estão muito enganados. Ela é tão velha, quanto a história do cinema. A primeira adaptação foi lá na década de 1920, com Tarzan, após, na década de 1930, veio Batman; Flash Gordo e Buck Roger na década de 1940. Andando um pouco a frente na história, a partir da década de 1960, foram produzidos filmes com os heróis da Marvel, mas com um resultado péssimo. Já a partir da década de 1970 a 1990, vêm grandes adaptações como Superman, Batman, Hulk e Mulher Maravilha.
Virando o século, as adaptações das HQ`s para as telas se tornam um marco para a história do cinema, pois se tornam filmes de grande sucesso de bilheteria. Em 2000 é lançado X-men, o sucesso foi grandioso, dando assim mais duas continuações para série, X-men 2, em 2003 e X-men: O confronto final, em 2006. O mesmo ocorreu com o Quarteto fantástico, lançado em 2005, e seu segundo filme da série, em 2007. Mas foram duas séries de adaptações que marcaram mesmo a presença nas telas: a primeira foi a trilogia Homem-Aranha, onde esta foi um dos negócios mais bem sucedidos de Hollywood, e a segunda, o ressurgimento de Batman nos cinemas (Batman Begins, 2005 e Batman: O cavaleiro das trevas, 2008).
Mas o que fazem estas adaptações se tornarem tão populares? O que eles têm de tão atraentes?
Bom, a partir da década de 1990, com a chegada do Mangá (quadrinhos japoneses), o universo Comics deu uma caída. As novas adaptações para o cinema deram um gás para o ressurgimento do mercado Comics. Mas existe um segredo que era guardado no interior dos fãs das HQ`s que, com estas novas adaptações para o cinema, fizeram popularizar ainda mais este segredo. Mas qual é este segredo?
Um dos mais notáveis desenvolvimentos na cultura pop da atualidade é o forte ressurgimento do super-herói como ícone cultural e de entretenimento.
Graças às novas adaptações das HQ`s para o cinema, as histórias de super-heróis trazem entretenimento, para quem as vê superficialmente. Elas não são histórias inocentes como muitos pensam. Os super-heróis abordam questões na qual todo ser humano enfrenta, elas expõem de uma forma perspicaz às questões referentes à ética e moral, além de estimular profundamente o pensamento. Assim como os filósofos Platão e Aristóteles, Superman e Batman chegam para ficar, bem como o Homem-Aranha e os X-men.
O segredo para o sucesso das franquias cinematográficas de super-heróis e o ressurgimento do mercado Comics, está na figura do super-herói, o que este nos representa. Lendo uma HQ ou assistindo na tela, projetamos uma parte do nosso eu para a história. As histórias dos super-heróis, além do divertimento, introduzem e abordam de forma vivida algumas das questões mais interessantes e importantes enfrentadas por todo ser humano, questões referentes à ética, à responsabilidade pessoal e social, à justiça, ao crime e ao castigo, à mente e às emoções humanas, à identidade pessoal, à alma, à noção de destino, ao sentido de nossa vida, ao que pensamos da ciência e da natureza, ao papel da fé na aspereza deste mundo, à importância da amizade, ao significado do amor, à natureza de uma família, às virtudes clássicas como coragem e muitos outros temas.
A frase dita por Bem Parker para seu sobrinho Peter (Homem-Aranha), “grande poder, traz grande responsabilidade” pode nos representar muitas coisas, nos mostra um norte, ou uma resposta para nossa vida. As adaptações para o cinema assim como as HQ´s, nos faz buscar o herói em nosso interior, não para ficar pulando de prédios em prédios ou combatendo o crime; mas fazer um ato heróico que pode salvar nosso dia.

Comentários

Texto usado para a dilvugação da palestra no Anima Extreme nas escolas da grande POA.

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê