Querem encontrar desculpas para o vandalismo


Até que ponto chegamos, após as eleições municipais na cidade dita das artes, aqui em Montenegro, tem muita gente que não aceita a decisão do povo. Podem sim, muitos criticam a conduta de determinados políticos, ou não aceitam o que fizeram ou deixaram de fazer; vivemos em período de democracia, e todos podem se manifestar o que pensam. Mas, até onde vai esta liberdade de expressão.
No último final de semana, na manhã dominical, os tapumes em torno da remodelação (digamos obra paralisada, mas ainda não vi motivos para estar) da nossa praça central, foram cobertas por manifestações democráticas (como muitos dizem). Manifestação democrática? Não, não acredito nisso, é puro vandalismo mesmo. A minha liberdade termina até onde começa do outro, esta é uma frase que é lembrada quando queremos definir a palavra liberdade. Pô, mas temos liberdade de expressão, bah, temos sim, mas esta liberdade vai até onde não incomodo o outro, e me senti incomodado como muitos, como aquele protesto, ou digamos pichação nos tapumes de nossa praça, opa, quero dizer, projeto de praça. Não há motivos algum que explique o vandalismo ali ocorrido, mas tem gente que defende e acha bonito o que foi feito. Nossa, fico preocupado com isso, que tipo de pessoas acha bonito um crime, sim um crime, pois vandalismo é crime. Logo, vão achar interessante meter uma bala na cabeça de um oponente político, bah, mas não tem nada a haver esta comparação, pode até não ter, mas acredito que pode levar a isso.
Dizem que esta obra é coisa de partidos de esquerda. Opa, pêra lá, a esquerda não é de fazer isso hoje, ela não é burra o suficiente de fazer isso. À esquerda, pelo tempo de sua existência, já deixou a muito de fazer este tipo de coisas, isso é coisa de ditadura militar, quando não tínhamos voz; hoje temos tantos meios de manifestar nossa ideologia, nossos protestos, e a esquerda conhece isso, e usa estes mecanismos, igualmente como os partidos de direita. Isso é obra de vândalo mesmo, querendo um picadeiro para se apresentar (não pense que estou chamando este artista de palhaço, hehehe). A esquerda é sábia, e sabe como protestar.
Todos temos o direito de nos indignar, temos muito motivos para isso mesmo, aqui na cidade; mas me indigno com determinados protestos que fazem por ai, acabam ficando nas pecuínhas, fofocas e vandalismo. Ninguém ganha nada com isso. Só perdemos. Queremos cobrar algo errado com outro erro, nossa, que coisa mais burra, desculpa a expressão, mas não achei outra palavra, xulas mesmo para este tipo de ato.
Se o artista/palhaço/vândalo, como quiser chamar o indivíduo que fez isso, quer protestar mesmo contra um determinado governo, use a sua inteligência, se caso não o tenha, procure alguém que tenha, pois há muitas na cidade que possuem. E se caso queria mudar o pensamento das pessoas, trabalhe, estude, acredito que só com educação o povo pode mudar e mostrar sua verdadeira força para mudar.
Mudanças não vem com vandalismo, vem com inteligência.