Pular para o conteúdo principal

Adeus, Michael


Morre uma lenda da música, para muito um excêntrico, para outros um gênio, ídolo, um rei. Sua história verdadeiramente é cheia de extravagâncias, mas também de muitas tristezas, sua vida se confunde com o personagem Peter Pan, o menino que não queria crescer, na qual viveu em Neverland (terra do nunca).
Quando falasse de Michael, logo vêm à mente de uma grande maioria os escândalos envolvendo o astro, a mudança da cor de sua pele, as cirurgias plásticas, mas principalmente as acusações de pedofilia. Mas Michael, não será lembrado só pelos seus exageros e escândalos, será lembrando também como o Rei do POP.
Michael nasceu no meio da pobreza, e sofrendo abusos do pai. De acordo com as regras rígidas do deste, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Entretanto, as crianças escapavam freqüentemente para as casas dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Os irmãos mais velhos mexiam na guitarra do pai Joseph sem sua permissão enquanto ele estava no trabalho. Até que um dia Joseph tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim sair de Gary City e ir para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Motown (gravadora de músicos afro-descendentes). Aos cinco anos de idade, Michael já mostrava seu talento com a música e a dança, junto com os irmãos, começou sua carreira profissional com os The Jackson Five. Com o grupo, Michael e seus irmãos conheceram a fama mundial, com apenas 13 anos de idade, Michael colocou quatro músicas do The Jackson Five no topo das paradas, I Want You Back, ABC, I`ll Be There, The Love You Save. Logo depois iniciou uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Ele lançou os álbuns, Got To Be There, Ben, Music & Me e Forever, Michael. Todos com pelo menos um hit mundial. A partir de 1973 a popularidade do grupo começou a cair, embora eles tivessem hits razoáveis como, I Am Love e Dancing Machine. Nesse último, durante as apresentações, Michael simulava um robô dançando. A dança tornou-se bastante popular no mundo todo.
Mas foi em 1979, que Michael estourou, Michael começou a gravar Off the Wall durante a primavera norte-americana de 1979. Michael selecionou dez canções que deram forma ao primeiro álbum solo lançado por ele em idade adulta. Off the Wall causou furor entre o público e a mídia especializada. A mistura de black music e disco do álbum tornou-se referência nos anos que se seguiram. Michael ganhou seu primeiro Grammy com o compacto de Don't Stop 'Til You Get Enough, uma canção escrita e produzida por ele. Foram dois anos de constante exposição no rádio e na televisão. Foi a primeira vez que um artista colocou quatro músicas de um mesmo álbum entre as dez mais tocadas tanto no Reino Unido quando nos EUA. Em 1980, Off the Wall já era o álbum de black music mais vendido da história. Os números chegam, atualmente, a 25 milhões de cópias. É neste momento que Michael pasa a usar uma de suas marcas registradas, as meias brilhantes dobradas por cima dos sapatos.
Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os Jacksons Five haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe. Mas a união profissional com os irmão não duraria muito tempo, em 1982, Michael vem com tudo, lança o seu segundo album solo, Thriller (é atualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 106 milhões de cópias vendidas no mundo). Nos dois anos que se seguiram ao lançamento, o álbum foi a maior sensação da América, influenciando não somente a músic, como também a dança, a moda e a televisão. Thrillerd chegou à primeira posição entre os mais vendidos dos EUA no dia 21 de fevereiro de 1983 e permaneceu lá por 37 semanas, um recorde. Sete compactos foram lançados e dois conquistaram o primeiro lugar, Billie Jean e Beat It. Thriller foi também um marco na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. Jackson tornou-se o primeiro artista negro cuja música estava no ar na MTV, com o videoclipe de Billie Jean. A canção Beat It, que tinha participação do guitarrista Edie Van Halen, fez rádios de Rock, na época orientadas a um público essencialmente branco, tocarem a canção de um negro; e fez rádios de black music tocarem Rock. Um feito inédito até então.
Depois de Thriller, Michael adiou o lançamento de um novo disco por várias vezes. Michael lançou Bad em agosto de 1987, com dois anos de atraso. Para a mídia especializada , o álbum era pouco ousado e uma decepção na comparação com Thriller (1982) ou Off the Wall (1979). Em contrapartida, o público respondeu bem e fez de Bad um grande sucesso. Não tão grandioso quanto Thriller, mas um grande sucesso. O álbum vendeu 32 milhões de cópias em todo o mundo e permaneceu durante algum tempo como o segundo mais vendido da história. Michael lançou vários outros disco, mas nenhum chegou as pés de Thriller.
Michael, tinha a idéia da fraternidade entre as raças, tanto que suas músicas, este idealismo se tornou revolucionário, nota-se isso na música Black or White, onde o seu videoclipe foi transmitido simultaneamente para 27 países perante uma audiência estimada em 500 milhões de pessoas, um novo recorde.
Viveu com a sindrome de Peter Pan, foram várias cirurgias plasticas e supostamente dormia em uma câmara hiperbárica, para retardar o envelhecimento. Michael quando adolecente enfrentou depressões, pois estava crescendo, gostaria de viver eternamente criança, assim como seu personagem favorito.
As letras das músicas de Michael sempre tinha um conteúdo, mostrava suas tristezas e angústias, seus desejos e anceios de mudanças, como na música Earth Song que retrata a situação do planeta, e a música They Don`t Care About Us (Eles não ligam para nós), onde seu video clip foi gravado no Brasil.
Mesmo aquele que não é um fã por Michael Jackson, mesmo aquele que só via seus atos polemico e escandalos, tem que reconhecer que, Michael foi único. Revolucionou a música POP; mostrou um novo jeito de se apresentar em um palco, mostrando o que era para ser um Show; revolucionou o modo de apresentar um video clip; colocou a música de afros-descendentes nas paradas musicais; criou estilos e tendências; Mostrou o Brasil para o mundo, e destacou o reconhecimento do grupo Olodum mundialmente.
Michael é o ícone cultural de um geração, principalmente aqueles que fazem parte da geração dos anos de 1980 (como eu). Não consigo imaginar minha vidas não sendo influenciadas pela presença de Michael. Você deve achar isso engraçado. Mas quem nunca cantou se quer um trecho de alguma música sua, ou dançou, ou ainda, quem nunca tentou fazer os famosos passos de Moonwalker?, aquele que parece que está flutuando para trás.
Pois é Michael não morreu, assim como Elvis Presley. Ele estará em nossas lembranças, se tornou uma lenda e ficará para sempre na história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê