Pular para o conteúdo principal

Cosplay! O que há por trás das máscaras?


O que é um Cosplay? O que vem a ser isto? O porquê do uso das máscaras, maquiagens e fantasias? O que vem a ser este universo, o que há por traz das máscaras? Bom, a palavra Cosplay tem sua origem no inglês, é uma espécie de abreviação de "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, história em quadrinho, mangá, jogo ou filme que queira homenagear, representando a personalidade deste. Mas o que há por trás deste jogo de representar um personagem fictício? O que faz este tentar interpretá-los na medida do possível?
Na cultura antiga grega, o uso das máscaras no teatro, representava apresentar o cotidiano social ou mítico da época, fazer parte deste cotidiano, ser ele. Os gregos atribuíam às suas máscaras, o personagem a ser vivido; quando as usava ele deixava de ser o ator, e assim, ser o personagem. Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos e fatos heróicos. Em algumas culturas asiáticas, há celebrações religiosas com máscaras e vestes, onde representam o ser divino, como adoração e celebração. Em algumas culturas do continente africano, isso também ocorre. Tanto como o teatro grego e nas culturas religiosas asiáticas e africanas, o uso de máscaras e vestes, é atribuído como ensinamento e devoção teológica em sua maioria. Os gregos representavam os mitos e lendas, e contavam as histórias dos heróis, como uma forma pedagógica de conhecer a cultura para o povo. As culturas asiáticas e africanas cultivam a herança mítico-teológica, representando nas máscaras os seres divinos. E o super–herói moderno, como entretenimento, o que eles representam para os Cosplayers?
Ser um Cosplayers tem como finalidade primordial a diversão. Um de seus passatempos favoritos é fazer novos amigos, encontrar outros Cosplayers, para encenar lutas e diálogos entre os personagens, e assim criar novos laços sociais.
Nossos heróis do dia-a-dia, como por exemplo o bombeiro, o policial e os profissionais da área da saúde, usam uniformes, como identificação e proteção para o exercício de sua função profissional. A contra ponto, os super–heróis também usam uniformes, representando assim, os heróis de nosso cotidiano, e a capa de alguns super-heróis reprenta o “endeusamento”, daquele que o veste, algo mítico.
Os super-heróis há muito tempo já se tornaram um mito/ícone pop do entretenimento, mas para aquele que procura se fantasiar como este (os Cosplayers), ele é mais que um simples entretenimento (isso a meu ver). Há uma relação de sagrado, uma adoração mítica ao personagem, uma ligação além do divertimento. Digo que, o Cosplayers é a representação do novo ser divino destes jovens, e os eventos e festivais de Animes, é o grande templo de adoração.
Há algo de misticismo em torno do Cosplay, a simples representação do seu super–herói favorito, faz em seu inconsciente ser este super-herói, incorporando assim, suas virtudes. Há várias pesquisas na área da psicologia que estuda a relação dos super- heróis e o desenvolvimento humano. Em uma destas pesquisas, comentam que aquele que leu algum tipo de HQ`s/Mangás, tem maiores facilidades com a convivência pacífica, ética e moral em sociedade, sem falar que tem maior aptidão à leitura.
Os super–heróis trazem algo de benéfico para seus adoradores, algo além do simples entretenimento. Eles fazem buscar as características virtuosas que seu personagem possui, e representa este em seu dia-a-dia. Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), ao experimentar sentimentos fortes e acontecimentos trágico-heróicos (vivenciar o personagem), espera-se que as pessoas purificassem as próprias emoções; assim faz o Cosplayers refletir (em seu inconsciente) sobre os problemas centrais da condição humana, como a natureza do destino ou conflitos entre compaixão e a justiça. Além disso, fazem com que, em eventos de adoração (encontros de Animes), busquem laços sociais com seus iguais, aumentando seu leque de amizades.
Ser um Cosplayers é dentro de si, ser o herói de si mesmo.

Comentários

Vanessa Rubin disse…
Bah foi este o assunto que vc palestrou no Amine Rs na Unilasalle. adorei su apalestar professor, espero escutá-lo novamente em outros eventos.
Carlos disse…
Bah professor, show de bola o texto...Quando irá apresentar ele no anime??

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê