Domingo, churrasco e salada de batatas




Qual é o bom gaúcho que não aprecia um bom churrasco, e ainda acompanhado de uma salada de maionese com batatas? Qual é o domingo na qual você caminha pelas ruas de qualquer cidade gaúcha, e não sente o aroma de um churrasco sendo preparado? Todo o gaúcho de diferentes estâncias, tribos, aldeias e gêneros, curtem um bom domingo recheado com um bom churrasco.
Uma das tradições gaúchas mais louvadas em nosso território é a nossa culinária, por que não dizer umas das mais importantes tradições de nosso estado. Cultivamos amizades em uma roda de chimarrão, festejamos algo com um bom churrasco, bom neste caso, qualquer motivo de um reencontro e motivo para salgar a carne, coloca-la em um espeto e debruça-la sobre a brasa.
Passeando pelas ruas de minha cidade, em uma manhã ensolarada de domingo, me acompanha um bom chimarrão, e pelo caminho por ande passo, aromas de um bom churrasco, me acompanha ao dobrar as esquinas e ruas deste estado. È brasa no chão ou churrasqueiras, manuais ou elétricas, não importa a forma, o que importa é domingo com churrasco, acompanhada com salada de batatas.
Questiono-me que tipo de celebração é esta, onde todos os domingos é motivo de festa, celebrando com carne na brasa e comunhão com o chimarrão. Classe baixa, média ou alta; carne de segunda, primeira ou costela, ou ainda salsichão com pão. Sempre é motivo de ter amigos, familiares em volta. Que celebração é esta?
Todo santo domingo, este aroma me questiona, o que faz o gaúcho não pensar em outro prato, a não ser churrasco com salada de batatas. Cultura, tradição, não acredito que seja somente isso, quase poesia para celebrar o último dia do final de semana. Já repararam que churrasco com uma ou duas pessoas em volta, não combina?
Chega mais um meio dia, a fumaça de churrasco já se torna neblina, o aroma chega a minhas narinas, já é domingo, e tem churrasco e salada de batatas.