Santiago a Terra dos Poetas


Após sete horas de viajem, conheci uma cidade na região missioneira do estado, onde se respira cultura em todos os cantos de seu território. Algo que se vi somente em cidades européias e algumas aqui no Brasil. Santiago, a Terra dos Poetas, um município exemplo em nosso rincão. Uma cidade que valoriza seu passado, pensando em seu futuro. Nunca vi tantos prédios históricos preservados, atividades culturais intensas e uma hospitalidade grandiosa.
As ações públicas possuem uma visão grandiosa sobre gestão inovadora, onde todas as secretárias estão vinculadas a uma coluna vertebral, onde esta é a cultura. Há incentivo para a construção de espaços de fomento a cultura, assim como A Estação do Conhecimento, revitalização da antiga Estação Férrea do município e transformado em um espaço cultural; Programa Amigos da Biblioteca, trazendo atividades culturais para as escolas; Estação do Saber, pequenas bibliotecas localizadas em bairros e vilas da periferia da cidade, levando literatura e inclusão digital para população; Museus, apresentando a população seu histórico missioneiro, tradicionalista e literário; construção do Memorial da Imigração, com o objetivo de resgatar todas as correntes imigratórias e etnias que formaram a comunidade de Santiago e feiras literárias. Não podendo esquecer a valorização de seus artistas, onde a cidade possui um legado cultural de seus vários poetas, escritores, músicos e artistas plásticos, dando o reconhecimento nacional de a Terra dos Poetas, sendo estes artistas do passado homenageadas em uma rua totalmente remodelada, conhecida como a Rua dos Poetas.
Terra dos poetas Aureliano de Pinto e do consagrado mundialmente Caio Fernando Abreu, sem esquecer do chargista Neltatir Abreu, pseudônimo Santiago. Este município é uma das poucas cidades participantes do programa Internacional Cidade Educadora, que tem como objetivo priorizar investimentos públicos e privados na transformação da sociedade através do estímulo ao exercício pleno da cidadania.
A terra dos poetas, Santiago, é um exemplo de cidade, de como crescer sem esquecer seu passado e assim pensar em seu futuro.