Pular para o conteúdo principal

KungFu Panda e a educação


Um dos maiores sucessos do cinema, lançado em 2008, produzido pelos estúdios da DreamWorks, Kung Fu Panda é um ícone das animações para o cinema. O filme conta a história do urso panda Po, que sonha em ser um grande lutador de Kung Fu.
O filme inicia com a premonição do mestre Oogway de que o terrível Tai Lung, o antigo aprendiz do melhor mestre de kung fu de toda China, Shifu, vai se libertar da sua prisão. Assim mestre Oogway, comenta que o único que pode deter Tai Lung é o Dragão Guerreiro, um grande guerreiro lendário que poderia ter o pergaminho do Dragão. O templo de Jade se prepara para uma cerimônia para escolher o Dragão Guerreiro que poderá deter Tai Lung. Todos pensam que se trata de um dos Cinco Furiosos (Tigresa, Louva-a-Deus, Macaco, Garça ou Víbora), um quinteto habilidoso treinado por Shifu. Mas durante a cerimônia, Oogway acaba por escolher Po, um panda desajeitado e de enorme peso, que trabalha no restaurante do seu pai ganso, Ping, especializado em fazer sopa de massa. Shifu revoltado com a decisão do seu mestre tenta se livrar do panda. Oogway antes de morrer pede a Shifu que treine Po, e que acredite na sua escolha. Apesar da relutância de Po, Shifu decide treinar o panda para combater seu antigo pupilo. Este entrega o Pergaminho do Dragão a Po que o abre, porém apenas vê seu reflexo, não contendo nada. Todos ficam abalados, pois o pergaminho que consta como se tornar uma guerreiro lendário está em branco. Shifu decide mandar evacuarem o vale, e enfrenta Tai Lung, mas é derrotado. Po abre o pergaminho do dragão novamente, após ser encorajado por seu pai, Ping, e percebe que a magia do pergaminho do dragão está nele mesmo, e que apenas basta que ele confie em si mesmo. Po enfrenta Tai Lung sem medo, munido de coragem, e vence este usando o Golpe de dedo Ushi.
Muitos dizem que esta animação traz uma mensagem sobre o preconceito com os obesos, já que hoje o tema a respeito do bullying é algo que merece grande atenção. Mas assistindo esta animação, vejo que há uma mensagem além do preconceito, de como poderemos ensinar.
Há muitos questionamentos sobre como ensinar, qual o melhor método e etc. O filme Kung Fu Panda, de modo muito simples nos dá uma bela dica. Mestre Shifu, um dos maiores mestres de Kung Fu de toda China, ensinou Tai Lung e os Cinco Furiosos nas técnicas desta luta através de modos tradicionais milenares. Tais métodos são impossíveis de ensinar ao panda Po. Observando as habilidades de Po para conseguir comida (pois este come muito), Shifu percebe que não conseguirá ensiná-lo através dos métodos tradicionais, como ensinara os outros. Resolve ensinar as técnicas milenares do kung fu, com métodos diferentes, usando a comida como instrumento de ensino para Po.
O que isso quer nos passar? Muitas vezes, nós docentes, passamos o que foi repassado para nós, por métodos tradicionais de ensino, não percebendo, que o universo em que o estudante está inserido é um ótimo objeto de ensino. Paulo Freire alfabetizava adultos, através de objetos de trabalhos de seus alunos. Por que não trabalhar isso com crianças e adolescentes? Não vou dizer que isso já não seja usado, mas é algo que todos nós docentes devemos nos questionar e experimentar, para assim vermos e escolhermos o melhor método pedagógico a usar com nossos estudantes.
A cultura midiática tem muito a nos ensinar e podemos fazer dela um objeto pedagógico.

Comentários

Anderson ANDF disse…
Aí, Gelson! Só queria dizer que a análise sobre o KUNG FU PANDA foi bem interessante. Caso eu passar de novo por aqui e não comentar, clico no "LEGAL" e no "INTERESSANTE". Hehe!
E... quando puder ou quiser participar de alguma reunião do QUADRANTE SUL, avisa a gente.

FALEI...
Valeu Anderson.
Sobre a reunião é só avisar quando terá. abraço
maria lucia disse…
Excelente o seu comentário sobre o filme. Parabéns.

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê