Pular para o conteúdo principal

Essa tal de filosofia



O que é esta ciência tão antiga? Muitos nem imaginam que ciência é esta. Na verdade muitos filósofos dedicam anos de pesquisas para responder tal pergunta, e cada um tem uma maneira diferente de interpretar o significado desta; o filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938), dizia que ele sabia o que é filosofia, ao mesmo tempo que não sabe, a própria explicação do que é filosofia é uma questão filosófica. Mas na real, o que é essa tal de filosofia?
Primeiramente buscaremos na etimologia[1]. A expressão ‘filosofia’ vem de uma associação de dois termos gregos, philia (amor ou amizade) e sophia (sabedoria), seu significado literal seria “amor pela sabedoria”. Porém aqui, deve-se ter cuidado, assim como Charles Feitosa (2004) comenta, “o filosofo não é um sábio, aquele que se sente cheio de certezas, mas sim alguém que está constantemente à procura de conhecimento” [2]. A palavra filosofia foi primeiramente usada por Pitágoras (580-496 a.c), por não se considerar um ‘sábio’ (sophos no grego), mas apenas alguém que ama e procura a sabedoria.
Somos animais racionais (homo sapiens), seres que pensam, que racionalizam. Por ser este ‘ser pensante’, questionamos sobre as coisas; quantas vezes não nos pegamos a pensar o que é o amor, a vida, a morte? Este simples ato de questionar, nos faz buscar argumentos para dar sentido a estas coisas. Então é do homem questionar, e este ato é o ato de filosofar, um simples ato espontâneo, que todo homem tem capacidade de fazer, assim como o filósofo italiano Gramsci dizia, “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque o pensar é próprio do homem como tal” [3].
A filosofia pressupõe, de certa forma, uma constante disponibilidade para o questionamento, assim como os filósofos gregos Platão (429-347 a.c) e Aristóteles (384-322 a.c), disseram que, a primeira virtude do filósofo é admirar-se, ser capaz de surpreender-se com todas as coisas, e indagar as verdades dadas, é um sair de si, ir á busca da verdade e não esperar por ela.
Segundo estes filósofos, devemos então nos surpreender, assim como o escritor Jostein Gaarder relata, “a capacidade de nos surpreendermos é a única coisa que precisamos para nos tornarmos bons filósofos” [4]. As crianças possuem esta capacidade de surpreender-se com todas as coisas, mesmo ela vendo o mesmo objeto/coisa diversas vezes, na verdade há um espanto pelo novo. Alguns pensadores, assim como Rubens Alves, afirmam que, devemos ter o espírito de uma criança, para que assim, possamos exercer nossa plena capacidade filosófica[5]. De certo forma os adolescentes, também possuem outra característica do filosofar, a curiosidade. Por sua vez, devido à idade, muitos jovens envolvem-se com comportamentos inadequados como sexo sem prevenções e uso de drogas.
O ser humano, assim quando vai crescendo, vem perdendo a capacidade de surpreender, admirar, espantar, nossa curiosidade é reduzida. Infelizmente o homem nasce filosofando, e ao amadurecer deixa de lado esta característica. No livro O Mundo de Sofia, o escritor Gaarder, aborda este assunto:
O triste de tudo isso, é que, à medida que crescemos, nos acostumamos não apenas a lei da gravidade. Acostumamo-nos, ao mesmo tempo, com o mundo em si (...). Ao que tudo indica, ao longo da nossa infância nós perdemos a capacidade de nos admirarmos com as coisas do mundo. Mas com isso perdemos uma coisa essencial – algo que os filósofos querem nos lembrar. Pois em algum lugar dentro de nós, alguma coisa nos diz que a vida é um grande enigma. E já experimentamos isto, muito antes de aprendermos a pensar[6].
 A pergunta que fica é....
Por que crescemos?



[1] Parte da gramática, que trata da origem e formação das palavras.
[2] FEITOSA, Charles. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro:Ediouro, 2004. p.12.
[3] GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978. p. 45
[4] GAARDER, Jostein. O mundo se Sofia. São Paulo: Cia das Letras, 2003. p. 27.
[5] SILVA, Márcio Alexandre. O que é filosofia? Filosofia, ciência e vida, São Paulo:Escala, 2009, v. IV,n. 43.
[6] GAARDER. Op. Cit. p. 30.

Comentários

Tem pessoas que nem mesmo pensam em filosofia como uma ciência.
Filósofos podem ser entitulados de "seres que não tem nada para fazer".
Mas eu me surpreendo, mesmo sem ser filósofa oficialmente, com a capacidade pensante do ser humano e as formas que encontramos de nos adaptar, tomando o conhecimento como base para sempre seguir em frente.
E é para isto que acredito que a filosofia exista, para através do pensar, do racionalizar, do descobrir, fazer com que a humanidade aprenda e siga adiante.

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê