Pular para o conteúdo principal

O discurso do patrono



O quão difícil foi escrever este discurso. As palavras não se encontram e daí um filme passa em minha cabeça, buscando lembranças profundas em minha memória, de um pirralho que mexia nos gibis do seu primo a um ser que adora mexer em livros nas bibliotecas. Este pirralho que procurava entender os diálogos nos balões dos personagens dos quadrinhos, a este ser que busca entender o mundo.

            Para o poeta Maria Quintana:

“Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas”.

            Os livros me mudaram e os quadrinhos me transformaram, pois acredito que este é um gênero literário. Há quem duvide, há quem repudia. Quadrinhos é o primeiro objeto literário de escolha de uma criança, sua leitura é tão prazerosa, tão cheia de aventuras, tão cheia de vida. Um ótimo objeto para o incentivo ao hábito de leitura.

            Em um país onde há inúmeras pessoas alfabetizadas, pouquíssimas são letradas, ou seja, aqueles que entendem o que lêem. Porém neste país onde se lê tão pouco, sobram muitas críticas sobre o que os indivíduos estão lendo, contribuindo para o como Goethe cita “O declínio da literatura indica o declínio de uma nação”.

            Em um ano cheio de manifestações, reivindicações, vamos fazer a verdadeira revolução, mudar nossas vidas, vamos abrir nossas mentes para novos mundos, novas teorias, vamos abrir um livro.
           
               Eis aqui um defensor dessa ideia, e se for preciso vestirei máscara e capa, usarei martelo e escudo, lutarei contra monstros e vilões, tudo pela literatura, tudo pelo hábito de leitura. Quem se juntará a mim nesta Liga da Cultura?  Esta praça é o nosso QG, nossas armas estão nas bancas, um mundo cheio de aventuras e descobertas nos espera. Use sua máscara, seu laço, seu anel, sua capa e voe “para o alto e avante”, pois os livros te proporcionam isso.

             E falar na palavra defensor, lembro que esta é sinônimo de protetor e também é sinônimo de patrono. E por isso, eu como patrono, farei de tudo para proteger e defender este espaço, um espaço de cultura, novos conhecimentos, novos horizontes, de novas aventuras de novos mundos. Se for preciso conjurarei o feitiço “Expectro Patronus”, para invocar mais protetores. Invocarei Batman, Superman, Homem-Aranha, Wolverine, muitos mais se for preciso, para me auxiliar a trazer mais magia a esta SUPERFEIRA, onde a leitura é a habilidade mais poderosa.

            Hoje estou aqui não somente por que algumas pessoas confiaram em mim esta honraria (na qual agradeço e farei de tudo para honrar tal escolha), estou aqui por que muito antes de ter lançado livros, algumas pessoas acreditaram em mim, meu pais, minha esposa e meus professores. Nunca fui um aluno exemplar, mas teve alguns que sempre acreditaram em mim, potencializaram o que eu mais gostava de fazer, ler e escrever. Hoje sou parte dos escritores que eu lia, dos super-heróis que me guiaram, dos professores que me ensinaram, de meus familiares que me amam. E aqui, hoje, neste palco, estou representando tudo o que vocês sempre acreditaram, meu muito obrigado, pois sem vocês não seria quem sou hoje.

            Bem vindos a 11ª Feira do Livro de Montenegro e 6ª Feira do Livro do Vale do Caí! 

Bem vindos ao novo mundo de magia e de super-aventura!

Comentários

Márcio Brasil disse…
Stan Lee, Bob Kane, Jerry Siegel, Joe Shuster, Len Wein AND J.K. Rowling curtiram o teu discurso. E eu também! Parabéns, meu amigo. Belo e inspirante discurso. Merecidas homenagens. Um abraço do tamanho de Santiago para ti.

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê