Como surgiu a ideia do Filosofando com os Super-Heróis?

     Estava eu no meu estágio docente...


    Porém, os alunos fizeram abaixo assinado para me tirar da escola. Acreditavam que minhas aulas de Filosofia eram horríveis. Porém, assistindo o filme do Homem Aranha, veio a ideia de usar a frase que norteia a vida do herói: "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades".

    Noto que, esta frase tem tudo haver com temas de filosofia que estava querendo abordar em sala de aula. Questões sobre ética, moral, e tantos outros temas ligados ao pensamento filosófico.

    Assim, levei essa frase para sala de aula. Os alunos se interessaram pelas aulas. E aí veio a necessidade de pesquisar mais sobre os super-heróis, porém com um olhar filosófico. Após o uso dessa didática um grupo de alunos me procurou perguntando: "Qual o próximo super-herói que irá trazer?". Desta forma, comecei a ler as HQs com um outro olhar, não para entretenimento e sim de pesquisa.

    A cada pesquisa um texto criado

    Como não havia nada escrito no país a respeito de filosofia e quadrinhos, fui criando textos para minhas aulas. Assim veio a necessidade de pesquisar mais. Como não havia nada escrito no país a respeito de filosofia e quadrinhos, fui criando textos para minhas aulas.

    Como não havia nenhuma publicação sobre HQ e filosofia, recebi um convite para publicar meus textos em forma de livro. Assim nascendo o Filosofando com os Super-Heróis.

    Esta obra também recebeu o Prêmio Livro do Ano, pela Associação Gaúcha de Escritores - AGES, Está em sua segunda edição. Sendo utilizado por diversas escolas no país.

    

    Para adquirir e conhecer esta obra acesse AQUI