Pessoas com deficiências nos quadrinhos de superaventuras

 As histórias em quadrinhos de super-heróis é uma das mídias que sempre abordam questões relacionadas a nosso dia-a-dia, como ética, justiça, preconceitos, etc. Esta foi á primeira mídia a retratar o papel da mulher na sociedade, falar sobre o negro, homossexuais e etc. ela também vem retratar a questão de pessoas com deficiência, tornando estes super-heróis. Muitos sentem pena quando observavam uma pessoa de necessidade especial, mas não é o caso das histórias em quadrinhos de super-heróis. Estas tornam estes em super-heróis, na qual são na realidade, pois superam suas dificuldades físicas e sociais. 



Um dos primeiros super-heróis com deficiência a aparecer nas histórias em quadrinhos foi Demolidor, este super-herói surgiu nas páginas dos quadrinhos em 1964. Matt Murdock era uma criança normal, um excelente aluno e atleta. Ficou cego ainda na adolescência, devido a um acidente com um caminhão de lixo tóxico. Com o tempo, descobriu que seus outros sentidos haviam sido ampliados e sem os seus olhos poderia ver muito além deles. Então assumiu o uniforme e uma vida dupla, durante o dia, Matt Murdock é um advogado e a noite dá vida ao seu alter-ego como Demolidor, combatendo o crime nas ruas da ‘Cozinha do Inferno’ um bairro da cidade de Nova Iorque. 


Acesse AQUI o maior portal de colecionismo.

Um outro super-herói com deficiência é o cadeirante Professor Charles Xavier (Professor X). Este é o criador e mentor do time de super-heróis mutantes os X-men. Onde recolhe mutantes (humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, excluídos pela sociedade) no mundo inteiro, acolhe-os, treina-os e doutrina-os para seu sonho de uma ‘convivência pacífica entre mutantes e humanos’. Secretamente, Professor X é um mutante muito poderoso, sendo considerado um dos mais poderosos psíquicos do mundo (segundo o Universo Marvel). 

Os personagens das páginas dos quadrinhos acima, são super-heróis da editora Marvel Comics. Agora descrevo uma do universo da DC Comics: A Oráculo, esta personagem, nada mais era que uma companheira do super-heróis Batman, a super-heroína Batgirl (Bat-Moça), alter –ego de Bárbara Gordon. Após ser atingida por uma arma de fogo do vilão Coringa, e veio a ficar paraplégica. Mas este incidente não o fez se aposentar da luta contra o crime. Unindo sua grande inteligência com sua memória fotográfica, seu vasto conhecimento sobre computadores e eletrônicos, suas habilidades de hacker, Bárbara assumiu a identidade de Oráculo. Então começou a atuar como uma corretora de informações, as reunindo e disseminando para agências da lei e para a comunidade dos super-heróis. Mais tarde, ela foi treinada em uma arte marcial que utiliza-se de bastões, para que Bárbara Gordon pudesse combater em sua cadeira de rodas. Os quadrinhos nos mostram o que nossos olhos muitas vezes não conseguem ver. Mostram que, portadores de necessidades especiais são pessoas que, mesmo com dificuldades físicas e sociais, podem exercer diversas atividades, e até, como no caso dos quadrinhos, salvar o mundo.