A partir da colaboração da leitura crítica como algo positivo e já muito explorado em trabalhos acadêmicos na área da Educação, optei por voltar o meu olhar para aspectos ainda pouco explorados da história deste tema e seus desdobramentos em outros que vieram aparecendo aos poucos, desde o final da última década do século XX até o início do século XXI.
Questionei e pesquisei sobre o uso das HQs em ambiente escolar. Em continuidade com minhas investigações, fui levado a pensar que os personagens ‘super-heróis’ das histórias em quadrinhos, além de modelos morais, poderiam ser também modelos de desenvolvimento de resiliência, no que a pesquisa revelou-se ser de grande auxilio para crianças e adolescentes em situações de risco em ambientes escolares. Por que há resistência do uso de HQs em ambiente escolar? Por que ainda há o preconceito sobre este objeto? Em minhas aulas e intervenções, tenho resultados maravilhosos com o uso de personagens de superaventura em sala de aula. Por que não dividir esses resultados? Há uma necessidade de que as pesquisas acadêmicas sobre educação saiam dos muros acadêmicos e adentrem o chão da escola.
A partir disso, outros estudos foram realizados, criando formações docentes, sobre o uso de quadrinhos de superaventura na educação básica. Porém, para ampliar o acesso, principalmente para docentes, veio a ideia deste trabalho, um livro, que possa simplificar e auxiliar o uso de quadrinhos em ambientes escolares.
Então, chegou a hora de vestir suas capas e máscaras e partir para esta aventura.
Link para download da obra: https://www.editorafi.
Comentários