Punk rock é cultura ou contra-cultura?

 



Quem já não ouvi falar na polêmica banda de Punk Rock inglesa chamada Sex Pistols?

A pouco sai na @star+ a minissérie do FX, Pistol, baseada no livro do guitarrista do Sex Pistols, Steve Jones. A produção é dirigida por Danny Boyle (Trainspotting).

Mas o que foi o movimento Punk?

Punk é um movimento artístico de contracultura, disseminado principalmente através da música e da sua ideologia que defendia o antiautoritarismo, a liberdade anárquica, a oposição ao consumismo, entre outros pensamentos revolucionários.

Pistol, inspirada na biografia de Jones de 2017 (Lonely Boy: Tales From a Sex Pistol), foi criada e escrita por Craig Pearce e conta com a produção executiva da Boyle, Pearce, Tracey Seaward, Gail Lyon, Anita Camarata, Steve Jones, Paul Lee e Hope Hartman. A série é produzida pela FX Productions.

 

A minissérie de seis episódios é sobre uma revolução do rock n’ roll.  A intensa e furiosa tempestade no centro dessa revolução são os Sex Pistols e no centro desta série está o membro fundador e guitarrista da banda, Steve Jones. A engraçada, emotiva e às vezes desoladora jornada de Jones guia o público através de um relato caleidoscópico de três dos anos mais épicos, caóticos e árduos da história da música. Pistol conta a história de um grupo de garotos da classe trabalhadora, bagunceiros e “sem futuro”, que abalou completamente a instituição monótona e corrupta, ameaçou derrubar o governo e mudou a música e a cultura para sempre.

 


A produção é estrelada por Toby Wallace como Steve Jones, Jacob Slater como Paul Cook, Anson Boon como John Lydon, Christian Lees como Glen Matlock, Louis Partridge como Sid Vicious, Sydney Chandler como Chrissie Hynde, Talulah Riley como Vivienne Westwood, Maisie Williams como a icônico punk Jordan, Emma Appleton como Nancy Spungen e Thomas Brodie-Sangster como Malcolm McLaren.