Polêmico, Marqueteiro, Gênio, A lenda.
Nesta quarta feira se comemora o centenário de nascimento de Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee.
Nasceu em Nova Iorque em 28 de dezembro de 1922 e veio a falecer em Los Angeles, no dia 12 de novembro de 2018.
Em colaboração com vários artistas, incluindo Jack Kirby e Steve Ditko, Stan Lee cocriou diversos super-heróis, como: Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Quarteto Fantástico, Pantera Negra, X-Men e os Vingadores.
Aconselhado por sua esposa Joan, Lee resolveu criar personagens distintos, que não fossem perfeitos em todos os sentidos, mas sim que eles fossem complexos e normais, tendo altos e baixos, discutindo temas relevantes para qualquer pessoa, trazendo situações de vulnerabilidades, levando-os a uma imaginação ímpar e uma conexão inerente entre os leitores de quadrinhos, o que levou um aumento significante na venda de quadrinhos da Marvel.
Além disso, desafiou a organização de censura da indústria de quadrinhos norte-americana, o Comics Code Authority, indiretamente levando-a a atualizar suas políticas.
Lee liderou a expansão da Marvel Comics de uma pequena divisão editorial para uma gigantesca corporação de multimídia.
Iniciou trabalhando nesta empresa como office boy, passando a ser escritor, editor, produtor, diretor e se tornando o editor-chefe e presidente da Marvel Comics antes de deixar a empresa para se tornar presidente emérito da editora, bem como um membro do conselho editorial.
Stan Lee é uma das figuras mais conhecida dos quadrinhos.
Criou um método de fazer Quadrinhos, uma receita que incentivou diversos outros artistas e revolucionou a indústria.
Não é a toa que é uma das lendas na nona arte.