Foi publicado na última edição da revista científica espanhola Ábaco - Revista de Cultura y Ciencias Sociales, o artigo intitulado " Los superhéroes como recursos de desarollo humano en el ámbito escolar".
Esta artigo ilustra a abertura da edição no portal da revista.
O artigo trata de como as Histórias em Quadrinhos (HQs) de super-heróis, além de promover entretenimento, atuam sobre o leitor, pois apresentam questões que todo ser humano enfrenta no cotidiano. Suas temáticas estão relacionadas à superação de adversidades, à construção de identidade pessoal e de gênero, à ética, entre tantos outros. Defende-se, neste estudo, sua inserção na escola, visto que elas se constituem em importante fonte de reflexão acerca da superação e do enfrentamento de situações difíceis. Para a realização do trabalho, contextualiza-se, preliminarmente, o contexto da juventude no Brasil e se discute, com base em autores diversos, a importância de intervenções positivas no âmbito escolar, no sentido de fortalecer o desenvolvimento do discente. Apresenta-se breve histórico das HQs e se discorre sobre como esse gênero pode atuar sobre o jovem ao fazê-lo se identificar com os personagens super-heróis. Por último, expõe-se, por meio de dois exemplos, como os super-heróis podem se constituir em referência para jovens.
Para acessar basta Clicar Aqui
Não esqueça de compartilhar este texto e seguir lá no Instagram o Filósofo dos Quadrinhos (https://www.instagram.com/filosofodosquadrinhos/)
Comentários