Essa semana fui julgado por dizer que não sou fã do Natal. Então resolvi fazer este Post.
A síndrome de Grinch se refere às pessoas que não se sentem bem com as festas de fim de ano.
Ao contrário da maioria, portadores dessa síndrome têm emoções e sentimentos negativos quando o Natal, e até mesmo o Ano Novo, estão chegando.
Assim, elas sentem medo, melancolia, tristeza, falta de energia, irritação, desconforto, desinteresse, estresse, ansiedade e até distúrbios do sono.
E vale ressaltar que esse termo não aparece nos manuais diagnósticos, portanto não pode ser dado como diagnóstico. Assim, muitos psicólogos consideram essa síndrome como um Transtorno Afetivo Sazonal.
A Síndrome de Grinch pode ser causada por eventos traumáticos relacionados a essa época do ano, como alguma situação muito ruim que ocorreu no dia do Natal ou em dias próximos.
Nem sempre é fácil lidar com os sentimentos ruins, ainda mais quando se trata do Natal. Talvez você se sinta incompreendido e até mesmo criticado por não gostar dessa época e isso só te deixe mais amargurado.
É necessário falar sobre suas emoções, traumas, sentimentos e percepções, sem medo de ser julgado. Pois, só assim, você vai desenvolver autoconhecimento e autonomia suficiente para tomar decisões mais assertivas e que façam bem para você.