Você sabia que a maioria dos personagens das superaventuras passaram por situações de vulnerabilidades sociais?
Questões como bullying; preconceito racial, social, estético; violência física, sexual, psicológica, envolvimento em criminalidade; entre outros. A grande maioria dos personagens, vivenciaram isso em um período de vida que antecede o seu empoderamento como super-heróis.
Período esse que classificamos como Pré-Capa/Pré-Máscara.
Estas vulnerabilidades não são nada ficcionais, sendo vividas por diversas crianças e adolescentes em ambientes escolares.
Essas situações prejudicam o desenvolvimento sadio, podendo acarretar em diversos outros problemas.
Em pesquisas realizadas, nota-se que, intervenções que usam a imagem dos super-heróis, trabalham a fase empoderada desses, ou seja, Pós-Capa/Pós-Máscara.
Outro resultado dessa pesquisa, foi notar que, nas intervenções realizadas, quase nenhuma era focada na educação.
Assim, foi criada a intervenção psico-educacional "Seja o herói da própria vida", focada no método Pré-Capa/Pré-Máscara, utilizando o processo de resiliência dos super-heróis como modelos para crianças e adolescentes poderem ter seus pontos de virada, sobressaindo de situações de riscos.
Essa foi testada e comprovada, sendo utilizada e adaptada em diversas escolas do território brasileiro e até em outros países.
Quer conhecer esse processo?
#quadrinhosemsaladeaula
#filosofodosquadrinhos #filosofando #resiliencia🌱 #psicoescolar #empoderamentopessoal #bullyingnaescola
#preconceitonão
#escolapública
#bncc #temastransversais #desenvolvimentoinfantil #saudementalinfantil
#inclusãosocial #resiliêncianasescolas #psicologiapositivanapratica #psicopedagogiando #psicopedagogiando #psicologíapositiva #intervencaoprecoce #vulnerabilidadesocial #educaçãosocial #psicoterapias #terapiacognitivocomportamental #pontodevirada #ludicidade #ludicoealfabetizador