A data de 9 de maio é especial para os fãs de animé, principalmente da franquia Dragon Ball.
O dia do Goku no Japão é uma expressão de como os animes e mangás são muitos respeitados no país. Esse dia é comemorado em 9 de maio. Sim, é isso mesmo, há um dia exclusivo para o Goku!
Assim como já existe o 4 de maio, que é considerado como o Dia de Star Wars (4 de maio em inglês may four, semelhante à pronuncia de may the force be with you – que a força esteja com você), 9 de maio possui uma pronúncia que lembra o nome do Goku e faz uma referência ao anime. Dessa maneira, 9 de maio é 五 (Go: cinco) e 九(Ku: nove).
Goku é um dos personagens da cultura pop japonesa mais conhecidos e aclamados no mundo. Personagem principal de Dragon Ball, onde essa franquia está quase completando 40 anos de sucesso.
Dragon Ball surgiu em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama.
Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão.
Goku é um verdadeiro arquétipo de força e superação. Um ser alienígena, tal qual Super-Homem, que, mesmo tendo noção da sua força, é puro de coração em todas as circunstâncias e sabe que precisa ajudar e ser ajudado para vencer suas batalhas.
É um ótimo exemplo da máxima de que força não é tudo. É entre quedas, derrotas e muitos socos que Goku reúne forças para continuar,.um ser resiliente.
Não importa o quanto ele apanhe, seja derrotado ou perca, ele nunca desiste, demonstra ser um ser persistente.
Se você não sentiu aquela vontade de levantar os braços e ajudar o Goku a fazer uma #genkidama (bola de energia) na primeira vez que viu essa cena, estou certa de que perdeu um pedaço da sua infância. Ao pedir que todos doem um pouco de suas energias para que ele forme uma grande genkidama, Goku nos ensina que mesmo distantes podemos transmitir algo bom para o outro, se assim desejarmos.