Ônibus Noturno, de Zuo Ma


 O próximo lançamento da Veneta é o manhua Ônibus Noturno, de Zuo Ma, um relato pessoal e poético sobre memória e passagem do tempo. 

O livro está em pré-venda no site da Veneta com 20% OFF

Você, que assina a nossa newsletter e acompanha todas as novidades antes, pode ter um desconto ainda maior na obra! Usando o cupom ONIBUSNOTURNO, você garante mais 10% de desconto no livro. Mas atenção: o desconto é válido apenas até 20/10. Aproveite!

“O ônibus noturno pode levar a gente pra bem longe, partindo daqui!”

Em meio a uma paisagem onírica, uma garota procura pelo seu ônibus, o Ônibus Noturno. Ela ainda não sabe, mas esse é um veículo muito especial, o único capaz de cruzar as fronteiras entre sonho e realidade, levando seus passageiros para destinos inimagináveis.

Enquanto isso, um quadrinista em crise retorna para sua cidade natal, onde encontra sua avó consumida pela demência. A mente dela vai se deteriorando, transportando-se para outra China: selvagem, repleta de mistérios e seres místicos.

Grande destaque nos quadrinhos chineses contemporâneos, Zuo Ma retrata com maestria a passagem do tempo e a persistência da memória, mesclando seus relatos pessoais com poesia. Ônibus Noturno é uma grande viagem pelo tempo-espaço, por um universo vibrante, surreal, mas que ainda assim soa tão familiar.

Sobre o autor

Zuo Ma (左马) é o nome artístico de Zou Jian (邹健). Nasceu em Zhejiang, província de Hubei, em 1983. Após se formar em 2005 no Instituto de Moda de Beijing, trabalhou alguns anos desenhando cenários e storyboards para animações, ao mesmo tempo que fazia seus primeiros manhuas. Passou por diversos gêneros, como o horror e a fantasia, mas foi se especializando cada vez mais em histórias autobiográficas. A China rural é um tema constante em sua obra. Até agora publicou três livros: Le Repos de la Baleine (O Descanso da Baleia, 2007), uma HQ juvenil feita especialmente para o mercado francês, 散步 (Passeio, 2013), uma coletânea de histórias curtas, e Ônibus Noturno, seu primeiro quadrinho de fôlego, lançado originalmente em 2018. Os dois últimos se tornaram sucessos internacionais e foram traduzidos para diversas línguas. Além disso, publicou em revistas como a GQ chinesa e as coletâneas Special Comix e 叙事癖 (Vício Narrativo), estas duas responsáveis pelo surgimento de toda uma cena de quadrinistas underground no país, da qual ele é considerado um dos grandes pioneiros. Nos raros momentos em que não está desenhando, gosta de viajar, pescar e colecionar bonecos e esculturas.