Pular para o conteúdo principal

Há lugar para Deus?


A humanidade (ainda) continua tentando conciliar razão e fé. Mas a ciência terá condições de um dia que foi Deus quem criou o universo e determinou os rumos da evolução?
Durante muitos séculos, Deus foi o responsável pelo sucesso do homem sobre o planeta. Até que a ciência entrou na briga e, começou a mostrar que isso não era necessariamente verdade. Os estudo científicos das camadas geológicas que formaram a terra já provava que nosso planeta tinha milhões de anos e não 5 mil de acordo com os cálculos de São Agostinho. Na década de 1860, a teoria da seleção natural e da evolução das espécies de Charles Darwin, lançou as primeiras dúvidas consistentes à cerca da influência divina sobre a ordem da vida na terra. No século XX, os pensadores como Nietzsche, Marx, Freud, Satre e outros chegaram a apostar ainda na “Morte de Deus” e no inicio de uma “era da razão”. Mas isso ainda não se concretizou. Pelo contrário, o que se observa hoje é uma revalorização da fé; olhamos para o Brasil, onde há uma proliferação de religiões e seitas. Ao longo da história, a relação do homem com o sagrado tem se mostrado um traço extremamente persistente, e isso continua.
Nenhuma teoria, segundo o paleontólogo americano Stephen Jay Gould, pode ser vista como uma ameaça às crenças religiosas, por que essas duas grandes ferramentas da compreensão humana trabalham de forma complementar e não oposta: a ciência para explicar os fenômenos naturais e a religião como explicar dos valores éticos e da busca por um sentido espiritual para a vida. Mas, nas últimas décadas, o que se tem percebido é um acirramento das diferenças entre aqueles que acreditam que a complexidade da vida só pode ser explicada por uma inteligência superior e aqueles que defendem que a inclinação para acreditar em Deus é apenas um traço biológico da nossa fé, ou seja, somos programados para ter fé.
O criacionismo bíblico, segundo qual estamos na terra apenas por que saímos da prancheta (ou imaginação) divina para nos reproduzir “à sua imagem e semelhança”. Teorias como esta, presumem que o ser humano é o resultado de um projeto perfeito, o que não é verdade. É consenso entre milhares de especialistas que o design humano, apesar de eficiente, está longe de ser inatacável biologicamente, imaginem ainda o psicológico.
Sempre que há um eventual problema, recorremos á um pai protetor, na qual a figura de Deus se encaixa perfeitamente. Por isso o dilema humano é que evoluímos geneticamente para acreditar em Deus, não para acreditar na biologia. A ciência ainda não conseguiu explicar se Deus criou nosso cérebro com essa habilidade ou se foi à evolução que fez o cérebro criar esse portal para Deus.
Quando um ateu passar para o outro lado da vida, após sua morte e, se confrontar com o ser divino, ele ainda terá a oportunidade de reconhecer seu erro da não crença, mas, se um fiel e temente a Deus, onde abdicou parte de sua vida para viver esta crença, passar para o outro lado da vida, e ver que, nada que ele acreditou existe na verdade, seria uma situação cômica.

Comentários

Texto Publicado no Jornal da cidade

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê