Pular para o conteúdo principal

O Ateísmo, quebra com a mitologia assim nasce a ciência

Antes do nascimento da filosofia, e por este meio o da ciência, todo o questionamento do Homem sobre a Natureza era respondido por diferentes religiões. Estas explicações foram passadas de geração para geração através dos mitos. Um mito é a história de deuses e tem por objetivo explicar a vida e o mundo como ele é.
Durante milênios, espalhou-se pelo mundo uma diversidade de explicações mitológicas para questões filosóficas. Os primeiros filósofos gregos tentaram provar que tais explicações não eram confiáveis. Aí surge o ateísmo.
Os primeiros filósofos gregos criticavam a mitologia, para eles os deuses ali representados, tinham muita semelhança com os homens. Pela primeira vez na história da humanidade, foi dito claramente que, os mitos talvez não passassem de frutos da imaginação do homem. Xenofanes (filósofo grego, 570 a.C.), dizia que, as pessoas teriam criado os deuses a sua imagem e semelhança: “Os mortais acreditam que os deuses nascem, falam, de forma semelhante à sua própria... Se as vacas, cavalos ou leões tivessem consciência e pudessem reproduzir como os homens, eles criariam suas divindades à sua imagem e semelhança”.
Naquela época na Grécia Antiga, o pensamento deu seu salto de evolução, de uma forma atrelada ao mito para um pensamento construído sobre a experiência e a razão. O objetivo dos primeiros filósofos gregos era o de encontrar explicações naturais para o processo da natureza.
Assim começou a busca científica (nascimento da ciência), atrás da substancia básica para a criação da vida. Assim chegando ao átomo. A partir daí a ciência foi colocando a mitologia (religião) para margem da existência; lá aonde a ciência ainda não chegou. Em 1860, Darwin com sua seleção natural coloca em prova a influência divina sobre a vida.
No século XX, pensadores europeus, colocam um fim no último suspiro da religião sobre a influência de Deus sobre os humanos. O filósofo alemão Feuerbach (1804-1872), reduz a religião à antropologia, ele partiu da experiência do cristianismo de sua época para alertar contra as ilusões que esse causava ao povo. Afirma que a idéia de Deus se origina no sentimento de dependência do homem diante da natureza, cujas forças o amedrontam. O cristianismo propõe a relação entre Deus e homem. Feuerbach interpreta essa relação como uma dependência por isso formula a alternativa: ou Deus ou homem, por isso reduz a Teologia à Antropologia, elevando o próprio homem a Deus pra o homem.
Já Marx (1818-1883) pretendia transformar a crítica da religião deste em crítica da política, dizendo que a toda a manifestação religiosa aliena seria gerada pela alienação econômica, por isso Marx crítica a religião e para ele “... a religião é o ópio do povo”.
Nietzsche (1844-1900) anuncia a morte de Deus como uma “boa-nova” para a evolução do homem, porque ela significa permissão para a vida, para o mundo, para o futuro. Somente assim o homem poderia se tornar o “Super-Homem”.
Freud (1856- 1939), diz que Deus é uma necessidade paterna infantil que o homem possui, se nenhum olhar severo e protetor, o homem não consegue caminhar.
Assim, o pensamento ateísta fazendo a ruptura com a mitologia, a ciência ocupa seu lugar, mostrando que, há uma explicação racional para as coisas, sem apelar para o metafísico e que, para um simples dor-de-cabeça, não precise invocar os deuses, basta tomar uma Aspirina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê