Pular para o conteúdo principal

Vias de Morte

Todos os dias que antecedem a um feriadão, há em todos meios de comunicação, campanhas relacionados á segurança no trânsito. Questiono-me, o que faz os números de acidentes no trânsito crescer tanto? Falta de aviso; falta de educação; má qualidade da vias ou leis que não são regidas e rígidas?
Há inúmeras campanhas de conscientização em relação ao trânsito, este assunto é moda há muito tempo, todos sabem que dirigir em alta velocidade e/ou alcoolizado são fatores fundamentais para um risco de acidentes, muitas vezes fatais. Nós seres humanos, sabemos muito bem isso, e não agüentamos mais abrir os jornais ou ver outros meios de comunicação, noticiários de acidentes fatais no transito.
O que está errado então? Os órgãos fiscalizadores que não estão cumprindo seus papeis, a lei não é tão rígida assim ou ainda não fazem cumprir a lei, pois quem viu alguém preso por ter tirado a vida de alguém no trânsito, por exemplo, dirigindo alcoolizado? Ou será que o problema está no ser humano?
O ser humano parece que nasceu para descumprir as regras. Principalmente no trânsito se vê muito isso; pois quem já não passou por um sinal vermelho? Se o ser humano não descumprisse as regras e pensassem e se colocasse num todo, não precisaríamos de leis e multas por inferir elas. Parece-me assim, que “o homem é mau por natureza”, como dizia o filósofo inglês Hobbes (1588-1679), mas isso é assunto para outro texto. O ser humano, sempre pensa que nunca irá acontecer isso consigo e, somando com o excesso de confiança, resulta na problemática situação do trânsito nacional.
Lógico que, todos os aspectos citados no primeiro parágrafo são fatores que ajudam a aumentar esta problemática mas, a maioria das vezes, a imprudência é a maior vilã deste problema nacional que para mim já se tornou um problema social.
O ser humano quando entra seu veículo, pensa que, está envolto a uma armadura, do tipo da Idade Média, e que nada vai o atingir; mas não pensa que este que está dentro desta suposta e imaginária “armadura” atinge a si mesmo.
Todos sabem que, bebidas alcoólicas e direção não combinam, mas estão por ai estes “cavaleiros” com suas “armaduras” armados, prontos para atingir suas vítimas. O veículo na mão de um ser alcoolizado se transforma em uma arma.
Há falta de fiscalização sim, as lei poderiam ser mais rígidas, tirem o veículo das mãos de motorista imprudente, já que o “carro” é uma paixão dos brasileiros, atinge a sua paixão. talvez só assim o ser humano aprenda a compreender melhor a situação. Que regem as leis, que tenhamos estradas com melhores condições de rodagem, e que o machismo do motorista (cito aqui os homens, pois a maioria dos acidentes graves acontecem com eles na direção) seja colocado de lado, pois excesso de confiança somando com alta velocidade é imprudência grave.
Senhor motorista, você não está dentro de uma “armadura”.

Comentários

Texto publicado na Coluna Filosofia da Revista Evidência Março/2008

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê