Pular para o conteúdo principal

Essa tal de Democracia

Vivemos em um país e num continente democrático; as decisões políticas tomadas são acertadas democraticamente, mas, o que é democracia? Verdadeiramente vivemos o conceito correto de democracia? Democracia é uma palavra de origem grega (demos = povo; kratos = poder), que significa ‘poder do povo ’. Ora muitos acham que o nosso povo não tem poder, mas pelo o estado democrático em que vivemos, o povo te vez, tem poder.
A democracia nasceu em Atenas (hoje capital da Grécia), no mundo antigo os estado gregos não eram unificados como nos dias de hoje. Inicialmente eram governadas por Reis, assim lemos em Homero. Mas com o tempo ocorre uma mudança significativa. O poder, que ficava dentro dos palácios, oculto aos súditos, passa à praça pública, vai para " mésson", (o meio), o centro da aglomeração urbana. Adquire transparência, visibilidade. Assim começa a democracia: o poder, de misterioso, se torna público. Em Atenas se concentrava esse novo modo de praticar, e pensar, o poder. Os gregos distinguiam três regimes políticos: monarquia, aristocracia e democracia. A diferença era o número de pessoas exercendo o poder: um, alguns ou muitos. Monarquia é o poder (no caso, arquia) de um só (mono). Aristocracia é o poder dos melhores, os aristoi (excelentes). São os que têm "aretê", a excelência do herói. Assim, a democracia se distingue não apenas do poder de um só, mas também do poder dos melhores, que se destacam por sua qualidade. A democracia é o regime do povo comum, em que todos são iguais. Não é porque um se mostrou mais corajoso na guerra, mais capaz na ciência ou na arte, que terá direito a mandar nos outros.
A democracia se iniciou como poder político no século 5 a.C. Mas para os governos atuais ela ainda estar a gatinhar. Pois muitos não sabem o que é democracia, tornado este poder em demagogia (conduzir o povo a uma falsa situação).
Vejamos, se o poder esta na mão do povo, o por que ele não sente este poder? Ah, delegamos de forma ‘democrática’ o poder a representes. Mas o porque que da mesma forma que delegamos este poder, não podemos readquirí-lo?
Citamos um exemplo do nosso cotidiano, as tradicionais filas. É para muitos, o maior exemplo de democracia, que vemos (talvez o único), onde todos são iguais perante a fila. Correto? Pior que não. Sempre tem alguns espertinho, que driblam ou fura este sistema democrático. Outro exemplo são as decisões em assembleia. A maioria leva, e o restante terá que aceitar o que foi decidido. Neste processo, estes que foram vencidos, suponhamos que por poucos votos, ele estará exercendo seu poder? Ou estará sendo subordinado a aceitar, da mesma forma que outros governos (monarquia/aristocracia) decidem. Mas perai, ele teve chance de escolher e foi derrotado. Mas me questiono, se o poder é de todos, porque só uma parte é vencedora, nestas decisõesdemocráticas”? Não seria talvez o consenso entre todos a decisão ideal? Não seria assim uma verdadeira escolha democrática? Em Atenas, um pressuposto para a democracia era o fato de que as pessoas recebiam educação suficiente para poder participar dos processos democráticos. E nós hoje, temos o poder de decidir se teremos a condição de ter uma boa educação? Pera ai, temos hoje o poder de escolher como vamos morrer: nas ruas, nas calçadas ou nas portas de hospitais.
Pelo estado democrático que vivemos, nos temos o poder, de delegar este poder a outros para nos representar, e não podemos tirar este. Ah, mas temos o poder de escolher outros. Claro que temos, mas só em quatro em quatro anos. Esse é o nosso poder democrático, onde somos obrigados a escolher, sem preparo algum (ao contrário do conceito grego de democracia), isso mesmo, temos que exercer nosso poder a marra, na pressão, na obrigação, sem preparo algum, para delegarmos nosso poder. Essa é a nossa demagogia, opa, desculpa, democracia.

Comentários

Anônimo disse…
Gostei do texto, principalmente a relação que fazes com as figuras. A dos Cães é muito boa, e d aMalfada então ...
We are Baka disse…
Por isso que o voto obrigatório não é nada democrático.
Mas de qualquer jeito, a democracia sucks. Viva a anarquia!!!
Baka gostei de seu comentário hehehehe
é verdadeiramente é cômico, votamos para delegar o nosso poder a eles, e após eles tiram o nosso poder...
Prof Sio disse…
Muito boa sua perpectiva e escrita sobre a democracia, sou professora e estarei discutindo com os alunos exatamento o nosso compromisso com a democracia.

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê