Pular para o conteúdo principal

O papel da filosofia nas salas de aula


Há pouco tempo, observei o conselho escolar de determinada escola privada, discutindo uma reforma no currículo escolar, inserindo ou não o ensino da disciplina ´filosofia`, nos seus currículos. O resultado desta discussão foi não colocar esta disciplina nos seus currículos, por se tratar de um custo á mais para a escola em contratar algum professor da área.
Primeiramente me pergunto, por que colocar pessoas em um conselho escolar que não entendem nada de ensino, e não tem nenhuma visão pedagógica da coisa. Outra a filosofia é um custo? Bom, a disciplina de filosofia como a de sociologia, foi retirada dos currículos escolares, graças ao golpe militar de 1964, onde era ´proibido pensar`. A ditadura caiu no inicio da década de 80, mas a filosofia e sociologia começam a retornar para as salas de aulas somente em 2006, por decreto do MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Bom o atraso intelectual foi grandioso, mas existem ainda resistências sobre isso, herdeiros do golpe, vêem a filosofia e sociologia, como inimigos da evolução, ou da autonomia humana.
A filosofia é um aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Por sua vez, o domínio dos conhecimentos de filosofia e de sociologia são necessários ao exercício da cidadania. A filosofia é, com certeza, a disciplina que ensina o “pensar crítico”. Tem um papel fundamental com o pensar em geral, e nos prepara para pensar as outras disciplinas. A filosofia é importante como uma disciplina isolada e também como projeto interdisciplinar perpassando todas as disciplinas. Nesse sentido, é fundamental a inclusão da filosofia ao conjunto das disciplinas que, tradicionalmente, compõe a grade curricular do ensino médio. Incentivando uma interlocução com as demais disciplinas. Mas têm muitos ainda que vejam isso como algo negativo.
Mas, qual a utilidade da filosofia? Para que ela serve? Segundo o professor da rede estadual de ensino de São Paulo, Fábio Valverde, nos diz que, “... a filosofia exerce influência até mesmo sobre quem nunca ouviu falar nela, através de sermões, da literatura, dos jornais e da tradição oral, afetando assim toda a perspectiva geral do ser humano. No âmbito da política, a influência das concepções filosóficas tem sido expressiva. Admite-se que as idéias de Rousseau (filosofo francês) tenham sido decisivas para a Revolução Francesa de 1789. Torna-se, portanto, imperativo abandonar a afirmação de que a filosofia é destituída de valor, pois ao influenciar favoravelmente a política, pode gerar mudanças importantes para o ser humano. A ciência, em grande parte, introduzida pelos filósofos embora não possa substituir a filosofia, suscita problemas filosóficos”.
Para muitos, mesmo assim, poderá ainda achar que a disciplina de filosofia é um custo a mais ou uma disciplina sem importância. Então vamos ser mais categóricos. As universidades federais já estão incluindo em seus vestibulares a disciplina de filosofia, entre elas, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Federal do Paraná (UFPR), e aqui no sul a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bom assim, a filosofia tem uma certa importância, uma disciplina a mais para prestar o vestibular. Mas, ainda acredito que tem gente com medo de dar o instrumento para as pessoas pensarem. Pois isso pode se tornar uma arma. Principalmente para políticos desonestos, herdeiros da ditadura militar, ou pessoas nas quais querem manipular as decisões da massa.

Comentários

Anônimo disse…
Filosofia nas escolas, o Gelson como professor, assim poderemos fazer estes jovens, futuros cidadãos a pensarem melhor.

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê