Pular para o conteúdo principal

Filosofando com o Coringa

 Por Gelson Weschenfelder


Quanto se pensa em vilões das HQs, sempre se pensa no Coringa, o maior vilão de todos os tempos. Criado em 1940, por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, o inimigo número 1 do Batman, estreou na revista Batman #1. Cometeu vários atos terríveis, desde assassinar o segundo Robin (Jason Todd), deixar em uma cadeira de rodas a Barbara Gordon, e cometer suicídio na minissérie Cavaleira das Trevas, para culpar o Batman. Este vilão sempre foi a maior dor de cabeça para o super-herói Batman.

Coringa é tão famosa quanto o emblema do Batman, não há como não lembrar do vilão, quando se fala no herói. O que seria do Batman sem o Coringa? Um dos vilões mais lembrados das HQs, está agora sob o olhar da filosofia.

Umas de suas marcas registradas e o Coringa, a carta de baralho, que deixa por onde cometeu um crime, pois esta não é única marca registrada do vilão, o que seria do Coringa sem sua risada sarcástica?

Acesse AQUI

O riso é uma questão que indaga e remete á várias discussões teóricas de diversos filósofos durante a história da filosofia. Sócrates, Platão, Aristóteles e Hobbes foram alguns que pensaram sobre o assunto.

O riso era censurado no século XVII, classificado como ato obsceno, pois havia uma conexão entre o ‘riso’ e o ‘desprezo’, algo que o filósofo grego Aristóteles (384 a.c- 322 a.c) já havia levantado. Porém o filósofo vê mais benefícios do que malefícios no riso. Segundo ele, o riso nada mais é do que uma emoção de reação sobre determinada coisa, esta muitas vezes provocada pela arte. Nas artes cênicas, a comédia tem este papel, provocar risos na plateia. Aristóteles via na arte algo fundamental para o homem, pois ela provoca um efeito benéfico denominada “catarse”, que significa ‘purificação’, ‘evacuação’ ou ‘purgação’. Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação da alma por meio de uma descarga emocional provada pela arte.

Outro filósofo que se dedicou ao assunto sobre o riso foi o filósofo inglês Hobbes (1588-1679).  Segundo ele o “riso não é considerado uma paixão propriamente dita, mas o signo de uma paixão que, por ventura, não possui nome”[1]. Em ‘Elementos da Lei Natural e Política, Hobbes destaca uma análise sobre o riso:

Existe uma paixão que não tem nome, mas seu sinal é aquela distorção das feições faciais a que damos o nome de riso, o qual é sempre alegria; mas que alegria ela é, o que estamos pensando, e em que triunfamos quando rimos não foram até agora declarados a ninguém. A experiência nega que ela consiste no humor ou, tal como é chamada, na graça; afinal, os homens se riem diante de infortúnios e indecências, nos quais não existem nem humor nem graça alguma. E na medida em que a mesma coisa deixa de ser ridícula quando se torna antiquada ou usual, não importa o que tenha causado riso, isso deve ser novo e inesperado[2].

            Certa forma o personagem Coringa, faz piadas das desgraças de suas vítimas, porém somente ele acha graça, com sua risada sarcástica. O palhaço do crime até cria uma substancia química na qual as suas vítimas acabam falecendo de tanto rir.

            Uma das diversas histórias sobre o passado do Coringa, em ‘Batman: A Piada da Mortal’, Antes de se tornar o vilão demente, enquanto jovem tenta a vida como comediante, porém ninguém gosta de suas piadas, após o acidente em um laboratório químico que transforma seus cabelos e sua pele, e também sua mente, tudo se torna em uma grande piada, de modo sarcástico, rindo das desgraças de suas vítimas, segundo Hobbes, os homens riem das fraquezas dos outros, o que por comparações ressalta e ilustra suas próprias capacidades[3]. Esta afirmação de Hobbes se vê muito nas atitudes do palhaço do crime, pois segundo o filósofo, o riso resulta em uma imaginação súbita de nossa própria superioridade.

             Mas é no filósofo grego Platão (428 a.c – 348 a.c), mestre de Aristóteles, que encontraremos diretrizes sobre o riso que, se assemelham melhor com o vilão Coringa.  Platão repudiava a arte, comédia, pois estas não elevavam  o homem à razão, muito pelo contrário segundo ele. A comédia, assim como o riso, são  para Platão os primeiros sintomas da loucura ou de uma animalidade descontrolada[4].

            O riso do palhaço do crime demonstra a loucura e animalidade que Platão identifica, o vilão Coringa “é determinada por diretrizes platônicas, já que seu sorriso permanente serve apenas para indicar loucura e maldade”[5]. Platão comentava que o riso te leva ao caminho contrário da razão, leva ao caminho da demência, o personagem é construído com estas características, sendo o seu riso a marca registrada de sua loucura e animalidade.



[1] MATTOS, Delmo. Riso: O outro lado do Homem? In Filofosia- Ciência e Vida. São Paulo: Escala, dez. 2012. p.67.

[2] HOBBES. Elementos da lei natural e política. São Paulo: Icone, 2002. P. 63.

[3] MATTOS, Delmo. Riso: O outro lado do Homem? In Filosofia - Ciência e Vida. São Paulo: Escala, dez. 2012. P. 68.

[4]PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004. 309 a.

[5] FEITOSA, Charles. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. P.124.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê