O que os profissionais da educação pensam sobre as HQs em sala de aula?

 


            O trabalho de coleta de dados valeu-se de um questionário no Google Drive, enviado a docentes do estado do Rio Grande do Sul, através de secretárias estaduais e municipais e redes sociais da rede privada de educação. No total, 891 docentes responderam ao questionário.

            As respostas evidenciaram que 54,4% dos docentes já foram leitores de algum tipo de história em quadrinhos; 34% ainda possuem o hábito de ler o gênero; 7,2% nunca leram e 4,4% gostariam de iniciar a leitura. Entre aqueles que eram leitores ou que possuem ainda o hábito de ler, 83,1% citaram as HQs infantis (Turma da Mônica, Disney, etc.) como as preferidas; 71,8%, as tiras de jornais; 58,9%, as HQs Cômicas (Hagar, Mafalda entre outras) e 36,5%, as HQs de superaventura (super-heróis).

A pesquisa também mostrou que 57,5% do total dos respondentes possuem algum item/produto de um personagem das HQs (ex: canecas, camisetas, cadernos, etc.).

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            O público respondente destacou que 76,5% das bibliotecas escolares possuem quadrinhos em seus acervos, dessas 50% comentaram que já utilizaram em sala de aula e 22,7% gostariam de utilizar. Questionados de forma utilizaram 92% como incentivo ao hábito de leitura. Outra questão levantada foi, se sentem seguras a utilizarem esse objeto em sala de aula para outras atividades, 89% responderam que não.

            Quando questionados se acreditam que as HQs são puramente um simples objeto de entretenimento, 63,7% acreditam que elas vão muito além do simples entretenimento. 87,3% responderam que elas servir como material pedagógico em sala de aula. Na questão que versava sobre o interesse por uma formação de como trabalhar com HQs em sala de aula, 92,5% dos docentes investigados que gostariam de participar de alguma formação docente e/ou ter algum material formativo sobre o uso de histórias em quadrinhos em ambiente escolar.

            A pesquisa indica, portanto, que, a maioria dos docentes conhece o gênero e 88,4% deles já consumiram, em algum momento, ou ainda consomem histórias em quadrinhos. Porém, um número expressivo (89%) relatou que não se sente seguro em utilizar quadrinhos em sala de aula, ainda que boa parte das histórias apresente questões tratadas em ambiente escolar, temas ligados às Ciências Humanas, da Natureza, Linguagens e Matemáticas. Além do mais, estas produções estão recheadas de temas ligados à pluralidade cultural; à ética e cidadania; ao meio ambiente; a questões de representatividade de gênero, relações étnico raciais, entre outros. São assuntos que estão nos Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) da Base Nacional Comum Curricular- (BNCC) (BRASIL, 2018).

            Assim, justifica-se um investimento na formação de docentes, que tenha por objetivo prepara-los (melhor) para utilizar este expoente da cultura, as histórias em quadrinhos.