Fanzines na Sala de Aula

  Por Denilson Reis

    Tenho uma trajetória de mais de três décadas como fanzineiro, editando o fanzine Tchê desde dezembro de 1987. Em 1994, iniciei minha trajetória como professor de História trabalhando com alunos de Ensino Fundamental e Médio. No princípio, na realidade, por muitos anos, não me sentia à vontade de levar minha produção de zines para dentro da sala de aula, nem para mostrar como curiosidade aos alunos.


    Com o tempo fui amadurecendo meus princípios pedagógicos e mergulhando em obras de Paulo Freire e seus seguidores. Conceitos como autonomia, protagonismo e construção do conhecimento começaram a fazer parte de meu cotidiano dentro da sala de aula. Comecei a perceber que os fanzines poderiam ser uma ótima plataforma de produção do conhecimento a partir das vivências e experiências dos alunos.

 

    O fanzine sempre foi a forma como eu expressava minhas ideias, minhas angústias, meus sonhos. Na realidade, o fanzine sempre foi mais do que uma forma de expressão, foi é a plataforma onde eu coloco a minha realidade, mostra a minha vida e interajo com as pessoas.

 

    Assim, acreditei que era possível que os alunos pudessem usar o fanzine para construir o seu próprio conhecimento a partir de conteúdos programáticos. Além disso, poderiam usar de sua criatividade para demonstrar esse conhecimento construído. No fanzine, o aluno pode expressar o conhecimento da forma que ele ache melhor, sem a preocupação com a formalidade da educação bancária. O fanzine pode ser a libertação do aluno dentro do processo ensino-aprendizagem.

 


Portanto, com estas premissas, comecei a usar o fanzine dentro da sala de aula e a cada trabalho realizado, vou aprofundando ainda mais as possibilidades que esta ferramenta pode proporcionar no crescimento intelectual de meus alunos.