O que falam sobre quadrinhos e que estão completamente equivocados

 Por muito tempo criticou o uso de quadrinhos por parte dos jovens, assim se criou uma cultura de preconceito à leitura. Veja aqui algumas falas que estão completamente equivocadas:


"Quadrinhos são coisas de crianças"

    As HQs atingiram (e atingem) muito o público infantil. Porém, há diversas histórias (principalmente as superaventuras), que não possuem contextos nada infantis. Muito pelo contrário.

"As HQs prejudicam a formação educacional dos indivíduos".

    Muito pelo contrário. Há pesquisas que apontam que, alunos que leem gibis têm melhor desempenho escolar do que aqueles que usam apenas o livro didático. As HQs aumentam significativamente a performance do aluno.

Venha para o maior portal de colecionismo. Acesse AQUI

"Ler quadrinhos prejudica o hábito de leitura"

    Os quadrinhos são o primeiro objeto de literatura escolhido pela criança e pelo jovem. Eles não são obrigados a ler, eles buscam a leitura, pois as HQs são algo prazeroso. Ler uma HQ além de ser um hábito saudável, estimula o prazer pelo hábito da leitura.

"Quadrinhos de super-heróis estimulam os leitores a se tornarem violentos"

    Os heróis estimulam nas crianças virtudes como a coragem de enfrentar desafios, vencer os medos, proteger os mais fracos, defender ideais e combater o inaceitável.

"Quadrinhos podem causar lerdeza mental"

    Algo que escutei muito em minha infância. Mas não quadrinhos não causam lerdeza. Há pesquisas que apontam que, leitores de HQs possuem um melhor desempenho escolar, do que aqueles que leem apenas os livros didáticos. E também estimulam a terem uma maior percepção de mundo em sua volta.

"Os enredos das HQs são infantis" 

    Oposto disso. São temas ligados à superação de adversidades, construção de identidade pessoal, elementos de ética, moral, justiça, enfrentamento de medos, de situações de violência, entre outros.

"Não tem como ser um material pedagógico"

    As HQs auxiliam:

    - o leitor a usar sua imaginação criadora;

    - a promover a interdisciplinaridade entre diversos conteúdos;

    - o leitor ampliar seus conhecimentos sobre o mundo.

O Quadrinho é um ótimo objeto lúdico/pedagógico. Para saber mais acesse AQUI