Pular para o conteúdo principal

JOSHUA WILLIAMSON E TOM REILLY CONVERSAM COM DUKE, G.I. JOE E O UNIVERSO ENERGON!


Yo Joe! A força de combate militar favorita dos quadrinhos está de volta – com a recém-lançada continuação de G.I. Joe: A Real American Hero, bem como a nova série limitada Duke do escritor Joshua Williamson e do artista Tom Reilly. Os dois criadores conversaram recentemente conosco sobre seus planos para o líder destemido dos Joes e a jornada que ele está fazendo em seu título de sucesso Energon Universe. Aqui está o que eles tinham a dizer...

  

Josh, em seu posfácio para Duke #1, você menciona que tinha um caderno cheio de ideias para G.I. Joe quando você era criança. Você foi capaz de usar alguma dessas ideias nesta série, ou você abordou isso com olhos totalmente novos?

Joshua Williamson: Predominantemente, as ideias que eu tinha para Cobra são as ideias que estamos usando. Eu tinha muitos pensamentos sobre Cobra, e eu sempre fui muito curioso sobre como algo como Cobra veio a ser. Sem entrar muito em spoilers do que planejamos, eu só tinha coisas sobre Cobra que eu estava tipo, "Se eu tiver uma oportunidade de começar de novo e fazer G.I. Joe desde o início, é assim que eu faria Cobra de forma diferente." E é isso que estamos fazendo. Quando se trata do resto, quando se trata de G.I. Joe, muito disso veio das conversas com Robert [Kirkman] e Sean [Mackiewicz]. Estávamos conversando sobre o que todos queríamos fazer com a propriedade, mas todos os meus pensamentos sobre Cobra estavam no meu caderno, e agora é isso que estamos fazendo.

Muitas vezes é um desafio com quadrinhos licenciados fazer uma história parecer fresca e orgânica, mas Duke #1 consegue isso. Qual é o segredo para torná-lo bem-sucedido?

JW: Muito planejamento. É isso mesmo. É muito planejamento e muitas conversas quando estamos fazendo um livro como esse. Skybound tem um relacionamento tão bom com a Hasbro, e eles construíram um plano enorme antes de eu ser oficialmente contratado, antes de Tom estar lá. Eu ainda quero me apropriar dele e ainda torná-lo nosso, mas, ao mesmo tempo, muito do trabalho de base já estava montado antes de chegarmos aqui. Então sabíamos que o Starscream ia matar um amigo de Duke, e que Duke ia ter uma experiência com um Decepticon que ia ser traumática. Sabíamos que ia entrar nisso. Então Tom foi e desenhou sua versão dele, e é incrível.

Tom Reilly: Visually, Daniel [Warren Johnson] killed it [in Transformers #1]. With the Transformers, he’s got them all down perfectly. So I had a good foundation to work with, visually, especially with that scene that I drew. It’s kind of beat for beat. What he ended up drawing, I got to do my version of it. It was pretty fun.

A outra coisa que realmente chama a atenção nessa questão é a paciência de sua história e o minimalismo tanto em sua escrita quanto em sua arte. Como ambos abordaram a narrativa do livro?

JW: Bem, do meu ponto de vista, foi realmente uma questão muito fácil de escrever. Escrevi um esboço há muito tempo e, quando chegou a hora de escrever, só sabia o que queria fazer. Eu era um grande fã do trabalho do Tom de antes. Conversamos muito sobre trabalhar um com o outro nos últimos dois anos. Então eu tinha a arte dele na minha vida. Quando eu estava escrevendo, eu estava apenas andando para fora... Uma das coisas que Robert e Sean falam muito comigo é paciência. Com isso, queremos realmente ter certeza de que o livro parecia ter esse tipo de ritmo. Acho que às vezes, com enredo, eu vou apressar as coisas, passar rápido demais pelos momentos. Com este, por causa da confiança que a Hasbro tem em Skybound e que Skybound tem em nós, nos permitiu respirar fundo e deixá-lo ter esse tipo de ritmo. Por exemplo... Quando escrevi o primeiro número, todos concordamos que precisamos de mais páginas. Eram 24 páginas quando o escrevi pela primeira vez, e não estávamos adicionando cenas. Tudo o que fizemos foi pegar o que estava lá e estendê-lo para deixá-lo respirar muito mais. Então Tom pegou e matou de novo.

Tom, "adorável" não é uma palavra frequentemente usada para descrever os quadrinhos de G.I. Joe, mas parece apropriado aqui.

TR: Quero dizer, se for uma tomada diferente, isso é emocionante para mim. É mais ou menos isso que queremos fazer – não fazer algo que já foi feito antes. Então, se eu não sou alguém que normalmente assumiria este livro, acho que isso pode dar crédito a isso.

Estou sempre tentando melhorar e desenhar as coisas um pouco diferente a cada projeto. Então, algumas dessas páginas têm alguns detalhes mais intrincados do que eu normalmente colocaria, só porque há muita tecnologia da vida real nelas – como tecnologia militar – e eu quero ter certeza de que acertei. Estou fazendo muita pesquisa para tentar descobrir sobre questões padrão que os soldados usam, apenas para obter a referência correta. Normalmente, sou atraído mais por coisas fantásticas – como coisas de super-heróis – que não precisam de tantas referências. Há muita coisa construída a partir da sua própria cabeça. Mas agora estou procurando maneiras reais de as pessoas serem jogadas ou socadas. Estou tentando mantê-lo bem fundamentado. Então, talvez, eventualmente, fique mais louco lá na frente, e eu possa usar mais imaginação.

JW: Fica mais louco. Vou te dar algumas coisas novas mais tarde... Eu sei que você é muito bom em pegar as cenas e adicionar seu próprio giro a elas, adicionando momentos de personagem. Especialmente na cena de luta com Duke e Mercer. Há uma mordaça que você coloca – uma das minhas coisas favoritas – quando ele joga Mercer na janela. Essa foi uma maneira genial de fazer isso. Isso meio que me lembra o Eduardo Risso. Risso fazia coisas com seus painéis em 100 Bullets, apenas tomando esses ângulos diferentes... Foi uma boa mordaça. Foi uma coisa muito legal de contar histórias que você adicionou lá. Achei engraçado. [Risos.]

O que vocês podem nos dizer sobre o arco que este livro terá?

JW: Este primeiro arco se concentra principalmente na jornada de Duke e como ele consegue passar por algumas das coisas que vimos. Como ele deixa de ser essa pessoa quebrada para voltar de novo? É nisso que estamos trabalhando. Então ele investiga esse mistério e começa a descobrir esse mundo maior que ele está entrando e que ele não conhecia antes. É predominantemente o que estamos fazendo com ele. Há muita coisa divertida chegando. Você pode ver essa nova versão de G.I. Joe e essa nova versão do Universo Energon. Você pode ver a introdução de Duke a ele, sua entrada nele, que também funciona como a entrada dos leitores neste grande mundo.

Tem muita coisa divertida saindo. É difícil porque não quero estragar todos os personagens. Temos muitos personagens legais entrando. Há algumas coisas realmente divertidas e loucas que estão surgindo neste livro. Será uma jornada interessante, olhando para aquele monte de personagens legais de G.I. Joe aparecerem e fazerem merda legal e depois assistirem Duke nessa jornada emocional. O fim de sua jornada emocional é o fim deste arco, por causa de outras coisas que estão por vir. Mas você consegue ver uma grande parte de como ele é trazido para este mundo e como ele reage a isso. Esta é, de muitas maneiras, uma origem para Duke, bem como a criação de outras coisas que planejamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

'Marvel's Avengers: Os Primeiros 60 Anos' reúne equipe clássica de super-heróis

  Cobrindo tudo, desde quadrinhos, criadores, aliados, inimigos e cultura, este livro de luxo celebra os 60 anos de Marvel's Avengers. Disponível em 2 de julho de 2024! DIREÇÃO: MARIKA HASHIMOTO É um grande ano para os  Vingadores ! Disponível em 2 de julho,  Marvel's Avengers: The First 60 Years  é uma celebração dos 60 anos de Marvel's Avengers, com  Capitão América ,  Homem de Ferro ,  Hulk ,  Gavião Arqueiro ,  Visão ,  Feiticeira Escarlate ,  Pantera Negra ,  Quicksilver  e muito mais! Este livro de luxo explora a história dos quadrinhos da equipe de estreia de super-heróis da Marvel, analisando em profundidade suas maiores batalhas, inimigos mais mortais e seus aliados mais improváveis. Luxuosamente ilustrado com arte impressionante, este tributo aos quadrinhos muito amados também inclui perfis dos criadores talentosos por trás das aventuras contínuas da equipe. A lenda dos Vingadores começou em 1963 com  Thor , Homem de Ferro, Hulk,  Homem-Formiga  e  Vespa . Eles lo

Mattéo uma graphic novel chega ao Brasil

  Visualizar no navegador Acabou a espera!   Jean-Pierre Gibrat  chegou no catálogo da Nemo arrebatando os corações dos nemonautas com  Mattéo: Primeiro Ciclo (1914-1919) . A graphic novel chega ao Brasil em  edição de luxo , seguindo os mesmos padrões da original, em  capa dura , com 160 páginas coloridas impressas em papel couché 150g. A graphic novel narra a saga de “Mattéo”, um jovem de ascendência espanhola e de convicções firmes que vive na França às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Contrário à guerra e com status de estrangeiro, Mattéo opta por não se alistar, uma decisão que o coloca em um caminho repleto de desafios pessoais e de conflitos ideológicos. O primeiro ciclo da história reúne os dois primeiros volumes, que exploram as repercussões da escolha de Mattéo, destacando as tensões entre o dever e a moral pessoal, bem como as dificuldades que surgem em suas relações familiares e amorosas. Com um estilo artístico rico em detalhes e cores,  Jean-Pierre Gibrat  aprofunda-s