PREMIADO O DIA QUE TE CONHECI ESTREIA NOS CINEMAS DE TODO BRASIL EM 26 DE SETEMBRO

 


Protagonizado por Grace Passô e Renato Novaes, longa marca a estreia da distribuidora mineira MALUTE


Um dos longas-metragens mais premiados e queridos do circuito de festivais brasileiros dos últimos meses, O DIA QUE TE CONHECI chega aos cinemas em 26 de setembro e marca a estreia no mercado da nova distribuidora MALUTE, um novo braço da produtora mineira Filmes de Plástico, que também assina o longa dirigido por André Novais Oliveira.

O filme acompanha um dia na vida de Zeca (Renato Novaes), bibliotecário que precisa atravessar a cidade para chegar ao seu trabalho numa escola pública de um município vizinho. Os constantes atrasos custam o seu emprego, mas ele acaba se aproximando de Luisa (Grace Passô), também funcionária da escola, e, nesse único dia, eles vivem juntos momentos especiais.

O longa foi premiado no Entrevues Belfort 2023 na França e no Mar del Plata IFF na Argentina. No Brasil, ganhou o Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; Melhor Ator (Renato Novaes) e Melhor Atriz (Grace Passô), Melhor Roteiro e prêmio Zózimo Bulbul de melhor longa metragem, no Festival de Brasília de 2023. No Festival do Rio, levou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio de Melhor Atriz para Grace Passô; e foi ganhador do júri popular no Festival de Gostoso (RN). 

Rodado em Belo Horizonte, Betim e Contagem, André explica que o filme tem uma geografia peculiar marcada pelo deslocamento de Zeca ao seu trabalho todos os dias numa longa viagem de ônibus. “Muita gente trabalha no centro e mora na periferia, mas no caso do Zeca é o contrário. O filme permite pensar o que é centro e o que é periferia quando se fala de morar longe. Longe de quem? De onde?

Entre os elementos marcantes do filme está sua trilha sonora que combina rap com música clássica. “O rap é muito importante no filme. Eu queria muito evidenciar que o Zeca gosta de rap e mostrar isso nos mínimos detalhes, com a direção de arte. Tem a ver com a cena do rap em BH, que tem crescido muito. Não à toa temos Djonga, Matéria Prima, e FBC na trilha”. E no caso deste último, temos também a estreia de Fabrício FBC na atuação como parte do elenco do filme.

O longa é o primeiro lançamento da MALUTE, novo segmento da FILMES DE PLÁSTICO, que lançará exclusivamente filmes brasileiros no circuito nacional com enfoque em produções independentes que fazem carreira por festivais, mas têm dificuldade de chegar ao circuito comercial. (*O nome da empresa é uma homenagem à Maria José Novaes de Oliveira, a Dona Zezé, mãe de André e Renato e atriz de diversos filmes da produtora. Malute era seu apelido entre os familiares). 

O DIA QUE TE CONHECI é um produção da Filmes de Plástico, distribuição da Malute e estreia nos cinemas em 26 de setembro.

 

Sinopse

Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.

Ficha Técnica

Direção: ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA

Roteiro: ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA

Produção: FILMES DE PLÁSTICO

Produção: THIAGO MACÊDO CORREIA e ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA

Coprodução: CANAL BRASIL

Direção de Arte: ESTHER AZ

Fotografia: RONALDO DIMER

Elenco: GRACE PASSÔ, RENATO NOVAES, KELLY CRIFER, FABRÍCIO FBC

GÊNERO: drama, comédia

País: Brasil 

Ano: 2023 

Duração: 71 min.

Sobre André Novais Oliveira 

Nascido em 1984. É formado em História pela PUC-Minas e em Cinema pela Escola Livre de Cinema/BH. É sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macedo Correia. Dirigiu os curtas metragens FANTASMAS, POUCO MAIS DE UM MÊS, QUINTAL, RUA ATALÉIA e NOSSA MÃE ERA ATRIZ, esse último codirigido por seu irmão Renato Novaes, e os longas metragens ELA VOLTA NA QUINTA, TEMPORADA e O DIA QUE TE CONHECI.

Sobre a Filmes de Plástico

Criada em 2009, a Filmes de Plástico é uma produtora mineira de Contagem, hoje sediada em Belo Horizonte, formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. Juntos, seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Cinema de Locarno, Festival de Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI, Festival de Cartagena, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhando mais de 50 prêmios. Entre os próximos projetos da produtora estão os longas-metragens "O Último Episódio", dirigido por Maurílio Martins e "E os Meus Olhos Ficam Sorrindo", dirigido por André Novais Oliveira.