
Ao decidir como agir, somos, muitas vezes, confrontados com incertezas, confusões ou conflitos entre as nossas inclinações, desejos ou interesses. Então veio com a filosofia essa tal de ética, para formar a conduta humana.
Para Sócrates (filósofo grego 47 a.C.) o saber fundamental, é o saber a respeito do homem, daí a sua máxima: “conhece a ti mesmo”, isso é um conhecimento prático, conhecer e agir retamente. A ética socrática é racionalista. Encontramos nela uma concepção do bem e do bom. Resumindo, bondade, conhecimento e felicidade se entrelaçam estreitamente. O homem age retamente quando conhece o bem e, conhecendo-o, não pode deixar de praticá-lo. Por outro lado, aspirando o bem, sente-se dono de si mesmo e, por seguinte, é feliz.
Já Aristóteles (também filósofo grego, 384-322 a.C.), parte da idéia de que o que cada um de nós quer é uma vida feliz no sentido mais pleno da expressão. O que nos dará isso, diz ele, é o mais pleno desenvolvimento e exercício de nossas capacidades em compatibilidade com a vida em sociedade. A ética de Aristóteles, como a de Platão, seu mestre, está à sua filosofia política,já que, para ele, a comunidade social e política são o meio necessário da moral, em busca da felicidade.
Andando um pouco a mais na historia da filosofia, há o filósofo Kant (filósofo alemão, 1724-1804), que para ele, devemos agir de tal forma que trates a humanidade, na tua pessoa ou na pessoa de outrem, sempre com um fim e nunca apenas como um meio. Concentrar-nos na crença de Kant, de que a moralidade exige que tratemos as pessoas sempre como um fim e nunca apenas como um meio. Quando Kant afirmou que o valor dos seres humanos está acima de qualquer preço, não tinha em mente apenas um efeito retórico, mas sim um juízo objetivo sobre o lugar dos seres humanos na ordem das coisas.
Resumindo, Ética, segundo o dicionário filosófico, é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica do comportamento humano.
Hoje, não adianta cobrar, então, essa tal de éticos políticos. Devemos começar por nós mesmos, sermos um pouco mais éticos. Só assim teremos uma felicidade política - social. Pois além de sermos animais racionais, somos (por viver em sociedade) animais políticos.
(texto publicado no Jornal Ibiá, em 16 de dezembro de 2005)