O IMPACTO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO NA DIMENSÃO SÓCIO AFETIVA DO ESTUDANTE, A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE CHICO BENTO
Escolhemos as Histórias em Quadrinhos, pois as mesmas se constituem como artefato cultural, por representar fragmentos de nosso cotidiano, como neste caso das tirinhas do personagem Chico Bento, as quais abordam situações pertinentes ao ambiente escolar que se enquadram no que presenciamos no âmbito escolar. Para contextualizar a temática, observando o impacto ocasionado pela avaliação no emocional do personagem/aluno, logo lembramos de algum momento de nossas vidas que nos deparamos com algumas situações nas quais ficamos apreensivos para um teste, uma entrevista, uma apresentação de trabalho, entre outros casos. Isto ocorre por não estarmos preparados ou pela própria insegurança de ser avaliado, tópicos que iremos refletir neste artigo, assim como sobre este assunto presente nas Histórias em Quadrinhos de Chico Bento e as consequências na dimensão sócio afetiva, diante os resultados obtidos e a pressão existente ao realizar as avaliações. As Histórias em Quadrinhos (HQs) se definem por uma sequência de desenhos, divididos em quadros, que seguem uma narrativa de acontecimentos para contar uma história, compostas por diversos elementos como: onomatopeias, balões, desenhos, cores e enredo, que a tornam lúdica. As histórias são usadas como entretenimento, mas também tem um grande teor didático, podendo ser utilizadas para a aprendizagem, pois as mesmas refletem fatos que estão presentes na sociedade. As HQs são como um meio de comunicação de massa, que propaga conhecimento por meio de livros, internet, televisão, jornais, entre outras mídias. Suas páginas contêm um grande potencial que possibilitam a representatividade de personagens diversificados e relacionados a realidade social, por esses aspectos escolhemos as histórias em quadrinhos para problematizar situações presentes no contexto escolar
Destacamos a importância cultural e a influência pedagógica deste objeto de estudo, tópicos proporcionados pelas histórias em quadrinhos. As mesmas não podem ser vistas somente como entretenimento, mas também, como um meio de comunicação e como ferramenta educacional que merece atenção por parte dos acadêmicos e educadores, capaz de oportunizar grandes questionamentos e reflexões. Nos resultados deste estudo, compreendemos o impacto trazido pela avaliação da aprendizagem, a mesma sendo empregada de maneira equivocada, assim, contribuindo negativamente na condição sócio afetiva do aluno, causando ao mesmo frustrações, medos e insegurança ao realizar um teste/prova, por sua vez retratando o insucesso da aprendizagem do personagem Chico Bento, situação que também ocorre em muitas salas de aula.
Quer ler o artigo completo? Acesse
AQUI
Comentários