Pular para o conteúdo principal

LONGAS DA DESCOLONIZA FILMES RECEBEM PRÊMIOS NO 56º FESTIVAL DE BRASÍLIA

 

LONGAS DA DESCOLONIZA FILMES RECEBEM PRÊMIOS NO 56º FESTIVAL DE BRASÍLIA

MAIS UM DIA, ZONA NORTE lidera com 7 prêmios; A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO e recebeu 3 prêmios; e o documentário NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS levou 2 prêmios

Foto do filme Mais um dia, Zona Norte (divulgação)

A 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chegou ao fim dia 16 de dezembro. A distribuidora independente DESCOLONIZA FILMES se destacou com 3 longas premiados no Festival. MAIS UM DIA, ZONA NORTE venceu 7 prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante, enquanto A TRANFORMAÇÃO DE CANUTO recebeu 3 prêmios, incluindo Melhor Direção e NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS levou 2 Troféus, incluindo Melhor Longa do Júri Popular na Mostra Brasília. 

Veja os prêmios dos três filmes no Festival de Brasília: 

  • A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, venceu 3 prêmios:

    > Melhor Direção (Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho );

    > Melhor Fotografia (Camila Freitas)

    > Melhor Roteiro de Temática Alternativa (Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho).

  • MAIS UM DIA, ZONA NORTE, de Allan Ribeiro, recebeu 7 prêmios:

    > Melhor Longa;

    > Melhor Ator Coadjuvante (Victor Veiga);

    > Melhor Atriz Coadjuvante (Valeria Silva);

    > Melhor Trilha Sonora (Allan Ribeiro e Tibor Fittel);

    > Menção Honrosa (Silvio Fernandes);

    > Prêmio Abraccine Melhor Longa e Prêmio Like Melhor Longa.

  • NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbe, foi premiado em duas categorias:

    > Melhor Longa no Júri Popular (Mostra Brasília);

    > Menção Honrosa do Júri (Mostra Brasília).

Mais informações sobre os filmes: 

A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO

Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho 

Docuficção/Pernambuco e São Paulo/2023/130min
Não recomendado para menores de 12 anos

Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto, um homem que, muitos anos atrás, transformou-se em onça e depois morreu tragicamente. Agora, a comunidade se reúne em torno da produção de um filme para retratar sua história. Por que isso aconteceu? Mas, mais importante ainda, quem daquela aldeia deve interpretar seu papel?

MAIS UM DIA, ZONA NORTE

Direção: Allan Ribeiro
Docuficção/Rio de Janeiro/2023/80min
Classificação indicativa: livre

Trabalhadores da periferia do Rio de Janeiro vivem momentos de transformação em suas rotinas. Um instante de sonho, fantasia e fuga da realidade em contraponto à mesmice do dia-a-dia.

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS

Direção: Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel

Documentário/Distrito Federal e Rio de Janeiro/2023/74min.

Classificação indicativa: livre

Brasília, dezembro de 2022, às vésperas da posse presidencial. No Sol Nascente, a maior favela do Brasil, Socorro, Jurailde e Bizza lideram uma das cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que distribui almoços gratuitamente. Essas mulheres estão encarregadas de cozinhar para centenas de pessoas que chegarão à capital para a posse do presidente Lula em 1º de janeiro. “Não Existe Almoço Grátis” acompanha esta saga e traz entrevistas profundas e íntimas sobre suas vidas e a organização coletiva, revelando que o futuro se cozinha hoje e a muitas mãos.

Sobre a Descoloniza Filmes: 

Descoloniza Filmes nasceu em 2017 com propósito explícito em seu próprio nome. Basicamente, acreditamos que a experiência humana não se resume a conceitos formulados em uma única região do planeta, e, menos ainda, por um único gênero.
Consideramos a descolonização do pensamento, propondo novas reflexões, novas linguagens, novas vozes, priorizando obras dirigidas por mulheres e com foco na desregionalização da produção.

A Descoloniza Filmes é dirigida por Ibirá Machado, que desde 2010 trabalha com distribuição de cinema independente.
Temos o compromisso de fazer da Descoloniza muito mais do que uma distribuidora, mas um ponto de encontro para discussões, com temáticas que contribuam com a reconstrução de uma nova sociedade, uma nova forma de pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê