Pular para o conteúdo principal

A SOMBRA DE CARAVAGGIO ABRE O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 NA PRÓXIMA TERÇA (31)

 

O ator Brenno Placido vem para a noite de abertura no Auditório Oscar Niemeyer, representando o elenco e o pai, Michele Placido, diretor da cinebiografia do pintor Caravaggio, estrelada por Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert e Louis Garrel

A mestre de cerimônia do evento de abertura será a apresentadora brasileira Ticiane Pinheiro e o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, estará presente

Riccardo Scamarcio em A SOMBRA DE CARAVAGGIO (2022), que será exibido na noite de abertura do festival (Foto: Divulgação)

 

Na próxima terça (31), o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 dá seu pontapé inicial com a exibição do drama de época “A Sombra de Caravaggio” (L'Ombra di Caravaggio, 2022) na sua tradicional avant-première no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A noite de abertura terá a apresentadora brasileira Ticiane Pinheiro como mestre de cerimônia e a presença do ator italiano Brenno Placido, presente no grande elenco da cinebiografia do pintor Caravaggio e também filho do diretor do longa-metragem, Michele Placido. O festival, que chega a sua 18ª edição, foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, que estará representada no evento de gala com a presença do novo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, diplomata que assumiu a função no início deste mês de outubro.

O filme de abertura retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Riccardo Scamarcio dá vida ao rebelde, controverso e genial pintor durante o ano de 1609, enquanto ele aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte e encontra refúgio na família Colonna. O elenco ainda conta com estrelas internacionais, como os atores franceses Isabelle Huppert e Louis Garrel, além do próprio ator e diretor italiano Michele Placido e seu filho Brenno, entre outros grandes nomes.

A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa para o público de todo o Brasil no próximo dia 8 de novembro e se estende até 9 de dezembro, em 91 salas espalhadas por mais de 60 cidades em todas as regiões do país e também no streaming. O evento ocorre gratuitamente tanto nas sessões presenciais de 19 produções quanto na programação completa disponível no site do festival, que apresenta 32 longas entre títulos inéditos e comédias clássicas italianas na retrospectiva.

Entre os 16 lançamentos, além de “A Sombra de Caravaggio”, há cinco produções que foram pré-selecionadas pela Itália na sua escolha pelo candidato a representar o país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024. São elas o drama “Ainda Temos o Amanhã” (C'è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi; o drama de época “A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone; o thriller “A Última Noite de Amore” (L'Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano; a comédia “Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani; e o drama “O Retorno de Casanova” (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores. Já a retrospectiva “A Comédia à Italiana” traz 16 clássicos do gênero, como “A Trapaça” (Il Bidone, 1955), do mestre Federico Fellini, e obras dos cineastas Mario Monicelli, Lina Wertmüller, Luciano Salce, Dino Risi e outros diretores que marcaram a cinematografia italiana.

Além da organização da Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, através de seu diretor Nico Rossini que, junto à curadora Erica Bernardini, comanda o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL, e da colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, o evento terá a Pirelli, pelo terceiro ano consecutivo, como patrocinador master do festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do evento cinematográfico que completa 18 anos. Confira a lista completa das cidades e salas em que o festival estará presente.

 

A Sombra de Caravaggio (L'Ombra di Caravaggio, 2022)

País: Itália

Duração: 120 minutos

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Direção: Michele Placido

Elenco: Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert, Louis Garrel, Vinicio Marchioni, Lolita Chammah, Micaela Ramazzotti, Michele Placido.

Sinopse: O filme retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Ambientado em 1609, o filme explora as profundas contradições e o tormento interior do artista. Caravaggio, um rebelde e inquieto, é retratado como uma verdadeira estrela do seu tempo, com sua genialidade artística e sua vida transgressora. Enquanto aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte, ele encontra refúgio na família Colonna, onde suas obras de arte e sua personalidade conturbada deixam uma marca duradoura. O filme apresenta um retrato fascinante de um artista à frente de seu tempo, enquanto enfrenta o poder oculto que o ameaça. "A Sombra de Caravaggio" é um mergulho nas luzes e sombras da vida e da arte desse icônico pintor italiano.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vezw7dkVvuE

 

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023
SELEÇÃO DE FILMES

Filmes inéditos

Ainda Temos o Amanhã (C'è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi

A Invenção de um Crime (Il Signore delle Formiche, 2022), de Gianni Amelio

As Minhas Garotas de Papel (Le Mie Ragazze di Carta, 2023), de Luca Lucini

A Sombra de Caravaggio (L'Ombra di Caravaggio, 2022), de Michele Placido

A Terra das Mulheres (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone

A Última Noite de Amore (L'Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano

A Última Vez que Fomos Crianças (L'ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023), de Claudio Bisio

Billy (Billy, 2023), de Emilia Mazzacurati

Contos de Domingo (I Racconti Della Domenica, 2022), de Giovanni Virgilio

Obrigado, Rapazes (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani

O Homem na Estrada (L'Uomo Sulla Strada, 2022), de Gianluca Mangiasciutti

O Primeiro Dia da Minha Vida (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023), de Paolo Genovese

O Retorno de Casanova (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores

- Orlando (Orlando, 2022), de Daniele Vicari

Primadonna (Primadonna, 2022), de Marta Savina

Um Amor de Domingo (La Quattordicesima Domenica del Tempo Ordinario, 2023), de Pupi Avati

Veja a ficha técnica de todos os filmes inéditos aqui

Retrospectiva de comédias clássicas italianas

Amor à Italiana (Amore all’Italiana, 1966), de Steno

A Propriedade Não É Mais um Roubo (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973), de Elio Petri

Arturo De Fanti Bancário e Precário (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980), de Luciano Salce

A Trapaça (Il Bidone, 1955), de Federico Fellini

Berlinguer, I Love You (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977), de Giuseppe Bertolucci

Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate, 1970), de Mario Monicelli

Esses Nossos Maridos (I Nostri Mariti, 1966), de Luigi Filippo D'Amico, Dino Riso e Luigi Zampa

Golpe dos Eternos Desconhecidos (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959), de Nanni Loy

Mimi, o Metalúrgico (Mimí Metarllugico, Ferito Nell' Onore, 1972), de Lina Wertmüller

O Gato (Il Gatto, 1977), de Luigi Comencini

Parente É Serpente (Parenti Serpenti, 1992), de Mario Monicelli

Pato com Laranja (L'Anatra all'Arancia, 1975), de Luciano Salce

Pobres mas... Belas (Poveri Ma Belli, 1957), de Dino Riso

Por um Destino Insólito (Travolti da an Insolito Destino nell'Azzurro Mare d'Agosto, 1974), de Lina Wertmüller

Rugantino, o Conquistador (Rugantino, 1973), de Pasquale Festa Campanile

Venha Tomar Café Conosco (Venga a Prendere il Caffè... Da Noi, 1970), de Alberto Lattuada

Veja a ficha técnica de todos os filmes da retrospectiva aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê