Pular para o conteúdo principal

FILME BAIANO SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO VENCE O PRÊMIO DE MELHOR LONGA DA PREMIÈRE BRASIL - NOVOS RUMOS DO FESTIVAL DO RIO

Produzido pelo coletivo Plano 3 filmes, obra tem direção de Haroldo Borges e distribuição da Cajuína Audiovisual

Vinicius Bustani, Bruno Jeferson, Marcos Bautista, o diretor Haroldo Borges, Paula Gomes, Milena Pinheiro e Ernesto Molinero na première de SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO no Festival do Rio
(Foto de Claudio Andrade)

Materiais:
 https://drive.google.com/drive/folders/15qwcjkAf0OnWT5yeW_k8Q3EueklS4t5U

 

SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO teve a sua estreia nacional no Festival do Rio e, na noite deste domingo, 15 de outubro, foi eleito o Melhor Filme dentro da Competição Novos Rumos - Première Brasil. Mais uma conquista importante para o coletivo baiano Plano 3 Filmes e para a obra, que passou por mais de 20 festivais internacionais e já foi premiado com o troféu Astor Piazzola do Festival de Mar del Plata.

“Depois desse longo período de sombras, é maravilhoso ver que o cinema brasileiro retorne. E o Nordeste e a Bahia foram protagonistas nessa luta contra o fascismo. Por isso, esse prêmio celebra não só o trabalho do nosso coletivo, mas também as conquistas de todo o nosso setor. Estamos muito felizes”, comemora o diretor Haroldo Borges.

As próximas exibições do filme serão realizadas dentro da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com a presença da equipe, a primeira sessão será no dia 22 de outubro, domingo, às 20h40. A reprise acontecerá em 26 de novembro, quinta-feira, às 20h15.

SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO conta a história de Bruno, um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

Depois desses últimos anos de sombras, aonde parte da nossa sociedade parece ter ficado cega, queríamos contar uma história capaz de resgatar o afeto, a esperança, a empatia, a capacidade de olhar para o outro”, diz Haroldo Borges.

O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual - 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Ancine, através Fundo Setorial Audiovisual. Além disso, tem apoio financeiro do Projeto Paradiso e do Dolby Institute.

Sinopse
Bruno tem 15 anos e está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, a história converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

Ficha Técnica
Direção:
 Haroldo Borges
Diretor Assistente: Ernesto Molinero
Roteiro: Haroldo Borges, Paula Gomes
Produção: Paula Gomes, Ernesto Molinero, Marcos Bautista, Haroldo Borges
Direção de Fotografia: Haroldo Borges
Direção de Arte: Marcos Bautista
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Produção de Elenco: Milena Pinheiro
Montagem: Haroldo Borges, Juliano Castro
Som: Pedro Garcia, Victor Coroa
Elenco: Bruno Jefferson, Ângela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França, Wilma Macêdo, Heraldo de Deus, Vinicius Bustani

Festivais
Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, Argentina
International Film Festival of Kerala, Índia
Festival de Málaga, Espanha
BUFF Malmo, Suécia
Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos, Argentina
Festival de Cine Cordobés, Argentina
Shangai International Film Festival, China
Muestra de Cine del Mercosur, Argentina
Festival de Artes Audiovisuales de la Plata, Argentina
Semana Internacional de Cine de Buenos Aires, Argentina
Giffoni International Film Festival, Itália
Tucumán Cine, Argentina
World Cinema Amsterdam, Holanda
Biopic Fest, Roma, Itália
Festival Internazionale del Cinema Nuovo, Itália
Festival Internacional de Cine Contemporâneo de Asunción, Paraguai
Festival do Rio, Brasil
Mostra Internacional de São Paulo, Brasil
FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Brasil
Filmar em América Latina, Suíça

Prêmios
- Prêmio Astor Piazzola ao Melhor Filme da Competência Internacional do Festival de Cine de Mar del Plata
- Prêmio de Melhor Filme segundo o voto do Público do Festival de Cine de Mar del Plata
- Prêmio Especial del Jurado pelo trabalho com atores no Festival de Cine de Mar del Plata
- Prêmio Humanista SIGNIS ao Melhor Filme do Festival de Cine de Mar del Plata
- Premio de Mejor Montaje concedido por EDA (Asociación Argentina de Editores Audiovisuales) no Festival de Cine de Mar del Plata
- Prêmio de Melhor Montagem da Competência Oficial do Festival de Málaga
- Prêmio de Melhor Filme do Festival de Artes Audiovisuales de La Plata
- Prêmio de Melhor Filme da Semana Internacional de Cine de Buenos Aires
- Prêmio de Melhor Filme do Festival Tucumán Cine, Argentina

Sobre Haroldo Borges
Haroldo Borges é parte do coletivo Plano 3 Filmes, onde realizou projetos como o documentário “Jonas e o Circo sem Lona” e o longa de ficção “Filho de Boi”. “Jonas e o Circo sem Lona” teve sua estreia no IDFA (Holanda) e recebeu 13 prêmios em festivais internacionais, incluindo o Prêmio do Público do Festival Cinélatino de Toulouse. “Filho de Boi” passou por festivais como o Busan IFF (Coreia do Sul) e o Festival de Guadalajara (México) e recebeu o Prêmio do Público no Festival de Málaga (Espanha). “Saudade fez Morada aqui Dentro” é o segundo longa de Haroldo, que nesse momento também está finalizando o documentário “Abraços do Fim do Mundo”.

Sobre a Plano 3 Filmes
O coletivo baiano Plano 3 Filmes está à frente de filmes como o documentário “Jonas e o Circo sem Lona” e o longa de ficção “Filho de Boi”, que circularam por festivais de mais de 30 países e foram apoiados por instituições como o Tribeca Film Institute, Bertha Foundation e Film4Climate. O projeto do longa Saudade fez Morada aqui Dentro recebeu 11 prêmios em sessões work in progress, incluindo o Prêmio Projeto Paradiso do Festival de Guadalajara, o Prêmio de Melhor Projeto Latinoamericano do Festival de Málaga e o Prêmio Primer Corte da Conferencia das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Iberoamericanas (CAACI) no Ventana Sur.

Sobre a Cajuína Filmes
Fundada por Leticia Santinon e localizada em Salvador/BA, é uma distribuidora de filmes brasileiros dedicada a campanhas de impacto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê