Pular para o conteúdo principal

Depois do alagado mês de maio

 


Os primeiros passos da editora após a enchente histórica no RS


Nesta edição…

Os primeiros passos da editora após a enchente histórica no RS: livros perdidos e resgatados, reabertura da lojinha virtual, selo dos sobreviventes, evento em Porto Alegre de apoio ao setor editorial E... o retuíte de Nick Cave & The Bad Seeds


Felizmente acabou o mês de maio e as chuvas deram uma trégua aqui nas bandas do Sul. No dia 31, fizemos os últimos resgates de livros que estavam no depósito da editora, localizado no bairro Navegantes e alagado por conta da enchente que se agravou em Porto Alegre e na região metropolitana por entre 3 e 4 de maio. No dia 31, também nos despedimos de mais exemplares que tinham ficado em contato com a água e com a lama e não tinham qualquer salvação.

Foram 21 longos dias de espera até termos acesso pela primeira vez ao depósito e três dias de resgates e limpeza dos livros, com a ajuda de Leticia Bauer, Cesar Alcázar e Edelmar Ziegler, a quem agradecemos demais pela força nesses dias tão difíceis. Contamos um pouco da saga em postagens no Twitter e no Instagram da hipotética, caso você queira acompanhar.

Imagens do resgate dos livros. Na quarta foto, Cesar e Edelmar ajudam na limpeza

Nosso mais sincero agradecimento também a todo mundo que, de perto ou de longe, tem manifestado carinho, dado uma palavra de consolo e apoiado das mais diferentes formas a editora e pessoas afetadas por essa catástrofe aqui no Rio Grande do Sul.

A estimativa é de que tenhamos perdido cerca de 50% do que estava armazenado no estoque, aproximadamente 1500 publicações entre livros e zines, além de material de embalagem, marcadores de páginas, cartões, entre outras miudezas do dia a dia.

A partir de agora, os livros resgatados e os que restavam em nossas casas fazem parte da campanha “Livro sobrevivente da enchente”, e podem ser comprados na lojinha virtual no site loja.hipotetica.com.br , reativada na última sexta-feira, 7 de junho. Também há alguns poucos exemplares em lojas parceiras listadas aqui.

Acreditamos que as publicações salvas estão 100% em boas condições, mas, caso alguma não esteja, fazemos a troca. Cada uma delas vai ganhar um selo em forma de adesivo pra lembrar que essa tragédia climática aconteceu, que precisamos debater publicamente o tema e cobrar ações pra que a história e todo esse sofrimento não se repitam. O design do selo é do Maurício Denardin.


Feira do Livro Reconstrói no Instituto Ling

Acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho (sexta, sábado e domingo) uma feira de apoio às editoras, autoras e autores gaúchos impactados pelas enchentes. Estaremos lá com livros da hipotética à venda durante os três dias. No domingo, às 15h, tem sessão de autógrafos com o Dieferson Trindade, marcando o lançamento da nova edição da HQ Cornos. A entrada no evento é gratuita. Quem puder, apareça. Queremos dar muitos abraços! O Instituto Ling fica na rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras.


Hipotética na mídia

Foi publicada nesta segunda-feira uma matéria da Janaína Lopes no G1 falando da hipotética e de outras editoras afetadas pelos alagamentos. Você pode ler no link abaixo:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/06/10/livro-sobrevivente-editora-cria-selo-para-edicoes-salvas-de-alagamento-em-deposito-durante-a-enchente-de-porto-alegre.ghtml

Imagem

Retuíte cavernoso-amoroso

Claro que o cavernoso-mor tinha que estar nesse barco com a gente! Fizemos um fio no Twitter (aquele site que tentam chamar de X) relatando a situação da editora e dos livros, e começamos a semana com uma surpresa: o perfil oficial do Nick Cave & The Bad Seeds por lá retuitou o fio. Ficamos assim 😭. É muito amor envolvido. Espia aqui: x.com/nickcave


Atenção

A tragédia ainda não terminou, as pessoas mais afetadas puderam voltar há pouco para suas casas e ainda precisam de ajuda. Se puder, doe para quem está em condições ainda precárias ou contrate artistas que passaram o mês de maio sem poder trabalhar. Abaixo, uma lista não completa:

ARTISTAS E PROFISSIONAIS

• Diego Gerlach @vibetronxacomix
PIX diego.gerlach@gmail.com

• Felipe Xavier @felipexavier_ilustrador
PIX felipexavierilustrador@gmail.com

• Gabriel Kolbe @gabrielkolbe
PIX gabrielkolbe@gmail.com

• Júlia Albertin @juliaalbertin
PIX albertinjulia@gmail.com

• Kezia Trentini @keziatrentini
PIX keziatrentini@gmail.com

• Luciano Ribeiro @_ribeiro_luciano
PIX 74101951004

• Marcelo Grisa @brisagrisa
PIX marcelogrisa@gmail.com

• Rafa Fritz @angulodevista
PIX contato.fritz@outlook.com

• Talita Grass @toda.tali
PIX talitagrass@gmail.com

EDITORAS E ESTÚDIOS

• Avec Editora @aveceditora
aveceditora.com.br/loja/

• Brasa Editora @brasaeditora
PIX eventos@brasaeditora.com.br

• Dínamo Estúdio @dinamoestudio
PIX contato@dinamoestudio.com.br

• Tai Editora @tai.editora
PIX para 51993576776

Toda e qualquer ajuda é bem-vinda!


Confira as novidades em loja.hipotetica.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

A GRANDE FUGA ACOMPANHA A JORNADA DO VETERANO DE GUERRA QUE VIAJOU SOZINHO PARA CELEBRAR OS 70 ANOS DO DIA D

  Protagonizado por Michael Caine e Glenda Jackson, longa chega aos cinemas brasileiros em 27 de junho, pela Diamond Films –  O drama  A GRANDE FUGA  será lançado no Brasil pela Diamond Films, com estreia nos cinemas de todo o país em 27 de junho, e é inspirado na história real de Bernard Jordan, de 89 anos, que em 2014 ficou mundialmente conhecido ao fugir da casa de repouso para se encontrar com outros veteranos da II Guerra na Normandia para comemorar os 70 anos do Dia D. Ao retornar para casa, declarou ao jornal The Guardian: “ Eu aproveitei cada minuto. Estou satisfeito por ter feito isso. Eu faria isso de novo amanhã ". No filme, ele é interpretado por Michael Caine, que recebeu o roteiro quando também tinha 89 anos, e ficou tão tocado pela história de Jordan que saiu de sua aposentadoria para fazer esse último papel no cinema. Já a esposa do personagem, Irene, é interpretada por Glenda Jackson, em seu último papel no cinema, enquanto a direção é assinada por Oliver Parker (

Uma seleção de 10 filmes para assistir abraçadinho, nesta semana dos Namorados!

  Na semana dos namorados, a Embaúba Play preparou uma seleção especial para curtir juntinho com o ser amado! Confira essa seleção especial abaixo! Espero que esta te encontre e que estejas bem Natara Ney, 2020, 84 min Em janeiro de 2011 um lote com 110 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória. Amor, plástico, barulho Renata Pinheiro, 2013, 85 min Shelly, uma jovem dançarina que sonha se tornar cantora e Jaqueline uma experiente cantora que já emplacou alguns sucessos mas que amarga o declínio da sua carreira, são companheiras de uma mesma banda de música Brega – uma cena musical romântica e sensual da periferia brasileira. Inseridos em um show bu