Artigo: O IMPACTO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO NA DIMENSÃO SOCIOAFETIVA DO ESTUDANTE, A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE CHICO BENTO
Diretamente
da Vila Abobrinha, mais especificamente da turma
da professora Marocas, universo criado pelo grande cartunista Mauricio de Sousa, invadimos a sala de aula representada nessas HQs com a
premissa de analisar e comparar a metodologia abordada para avaliar os
educandos desta escola de campo, detendo nossos olhares nas vivências do protagonista Chico Bento, esse
que representa muitos alunos que acabam reféns do processo de avaliação
da aprendizagem. Escolhemos as Histórias em quadrinhos, pois se constituem um artefato cultural, por representar fragmentos de
nosso cotidiano, neste caso as tirinhas do personagem Chico Bento, pois essas
abordam situações pertinentes ao ambiente escolar que se enquadram no que
presenciamos no âmbito escolar.
Diante à
metodologia, partimos do Aplicativo Banca da Mônica, onde selecionamos quatro
tirinhas, histórias em quadrinhos curtas do Personagem Chico Bento, das quais
foram submetidas à Técnica de Análise de
Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Técnica que é
dividida, em três etapas, a saber: pré-análise, etapa em que se realiza uma
leitura flutuante do material; exploração do material, a qual são estabelecidas
as categorias de classificação; e por fim essas categorias passam pelo processo
de tratamento, inferência e interpretação dos resultados.
As Histórias em Quadrinhos se
definem por uma sequência de desenhos, divididos em quadros, que seguem uma
narrativa de acontecimentos para contar uma história, compostas por diversos
elementos como: onomatopeias, balões, desenhos, cores e o enredo que a tornam
lúdica, são usadas como entretenimento, mas também têm um grande teor didático, podendo ser utilizadas para a
aprendizagem, pois as mesmas refletem fatos que estão presentes na sociedade.
Conhecida como um meio de comunicação de massa, que propaga conhecimento por
meio de livros, internet, televisão, jornais, entre outras mídias. As HQs por
meio de suas páginas exibem um grande potencial que possibilitam a representatividade,
contendo
personagens diversificados e relacionados à
realidade social; por
esses aspectos escolhemos as
histórias em quadrinhos para problematizar situações presentes no contexto
escolar.
Destacamos a importância cultural e a influência pedagógica
existente nas histórias em quadrinhos, essas não precisam ser vistas somente como entretenimento, mas
sim, como um meio de comunicação e como ferramenta educacional que merece
atenção por parte dos acadêmicos e educadores, capaz de oportunizar grandes
questionamentos e reflexões.
Nos resultados deste estudo,
compreendemos o impacto trazido pela avaliação da aprendizagem, a mesma sendo
empregada de maneira equivocada, assim, contribuindo negativamente na condição socioafetiva do aluno, causando ao mesmo frustrações,
medos e insegurança ao realizar um teste/prova, por sua vez retratando o
insucesso da aprendizagem do personagem Chico Bento, situação que também ocorre
em muitas salas de aula.
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