Em Cannes 2024, além dos filmes, o CINEMA DO BRASIL participará do Marché du Film com um estande. O espaço é utilizado pela equipe e pelos associados para reuniões de negócios e promoção de eventos de networking. É, também, referência para os profissionais estrangeiros que buscam informações sobre filmes, projetos e profissionais brasileiros. Há 18 anos, o Programa mantém ininterruptamente esse estande nas edições do Festival. A equipe do Cinema do Brasil organiza uma agenda de eventos durante o Marché du Film com o objetivo de estimular a conexão entre a delegação brasileira e os atores internacionais. Essa agenda inclui encontros de coprodução, conversas com Fundos e festivais internacionais. E, por fim, há um catálogo específico, elaborado pelo Cinema do Brasil com os filmes e projetos que as empresas brasileiras estão levando para o Marché du Film. Com divulgação feita no estande, site e redes sociais do Programa, o catálogo também é encaminhado para o mailing internacional, composto por Festivais, Sales Agents, Distribuidores e instituições parceiras, sempre visando novos negócios. A participação em Cannes conta com a parceria do Programa de Apoio à internacionalização da economia criativa do Estado São Paulo (CreativeSP), da Spcine e da Rio Filme. Além de uma delegação de cerca de 50 empresas, entre produtoras, distribuidoras e festivais e mais de 60 profissionais. Para preparar melhor os produtores para o mercado, uma consultora internacional prepara uma capacitação sobre o evento. Desde a criação do CINEMA DO BRASIL, o número de coproduções oficiais realizadas cresceu gradativamente até atingir algo próximo a 30 coproduções oficiais por ano. A presença de filmes brasileiros em festivais internacionais também aumentou fortemente, com filmes selecionados para os maiores festivais - Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastian no mesmo ano!- além de diversos outros festivais. Consequentemente, as premiações e geração de negócios também aumentaram. Em Cannes 2023, a presença do Brasil contou com uma delegação com 57 produtoras, agentes de vendas e distribuidores brasileiros. O CINEMA DO BRASIL organizou a missão governamental com representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, SPCine, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, InvestSP e a ApexBrasil. As empresas brasileiras presentes realizaram 783 reuniões com mais de 60 países, gerando em negócios o equivalente a 18 milhões de reais. Para os 12 meses após o festival, previu-se a geração de 45 milhões de dólares em negócios decorrentes de contatos realizados no Marché du Film. |
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