Pular para o conteúdo principal

Diamba - Histórias do Proibicionismo no Brasil

 PROMOÇÃO: Compre Diamba na pré-venda, no site  www.brasaeditora.com.br, ganhe 20% de desconto e ainda concorra a um Caixa Cannabica, com uma ilustração original do Molusco feita do Gabriel Renner na tampa, todos os livros cannabicos da Brasa / Moluscomix e mais um monte de bagulhos da hora!

O documentário em quadrinhos Diamba - Histórias do Proibicionismo no Brasil, de Daniel Paiva, que expõe o racismo na proibição da cannabis é o novo lançamento da Brasa Editora

Inspirado pela história em quadrinhos "Cannabis, a Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos" de Box Brown, Daniel Paiva se desafiou a quadrinizar a versão brasileira da proibição da erva. Levando em conta que a história do Brasil consegue ser pioneira e ainda mais racista em relação à proibição da maconha, o autor fez uma pesquisa minuciosa para desenhar esta HQ.

A partir de uma notícia de jornal, que contava sobre um jovem preso apenas por estar usando um boné estampado com a folha da cannabis, Daniel inicia a narrativa descontínua, partindo de uma dura da polícia em uma favela, que poderia estar em qualquer grande cidade do Brasil, costurada por letras de músicas, onde flashbacks conduzem o leitor por diversos fatos históricos desde os primeiros registros do uso da maconha na China antiga, passando pelas grandes navegações, a colonização das Américas, a escravidão, até chegar ao proibicionismo do século XX, à Guerra às Drogas e à dicussão da legalização das drogas nos dias de hoje.



O quadrinho traz também vários casos ocorridos em decorrência da proibição, como as prisões de artistas como Gilberto Gil, Rita Lee e a banda Planet Hemp. Também conta o surreal Verão da Lata, em 1987, quando um navio derramou vinte e duas toneladas de latas de maconha no litoral brasileiro. E o Verão do Apito, em 1996, quando os banhistas do Posto 9, em Ipanema, usaram apitos para avisar aos fumantes que a polícia estava se aproximando.


O documentário em quadrinhos, Diamba, é um manifesto anti-racista, pela legalização da maconha no Brasil e pelo respeito às liberdades individuais. Expõe nossas feridas históricas e coloca o antiproibicionismo em debate. Nos leva a refletir o porquê da proibição de uma planta que tem a sua história entrelaçada com a história da humanidade, com benefícios medicinais comprovados pela ciência, com novas características curativas sendo descobertas a cada mês. O uso industrial do cânhamo como a possibilidade de substituir o plástico. E, por fim, uma planta cujo uso recreativo é inofensivo, agregador e criativo.


Cronograma de lançamento do Diamba em setembro

Lançamento em Curitiba do DIAMBA - No dia 7 de setembro, a Brasa vai estar na Bienal de Quadrinhos de Curitiba. O evento, que vai até o dia 10, será no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultura. Estaremos lá, com nossos livros esperando por vocês. E, é claro, com o DIAMBA sendo lançado em primeira mão, com a presença do autor Daniel Paiva. 


Depois vamos mandar BRASA em São Paulo. No dia 14 de setembro, DIAMBA será lançado na loja Ugra, com a participação do autor Daniel Paiva. 


Estaremos participando  da Expocannabis, do dia 15 a 17 de setembro. DIAMBA será lançado durante o evento que contará com muita cultura canábica através de shows e exposições culturais. Vamos participar da roda de conversa: Cannabis e Literatura e Quadrinhos no dia 16, das 15h30 às 16h na Arena do Conhecimento. 


Descrição técnica do quadrinho brasileiro Diamba - Histórias do Proibicionismo.

176 páginas 

2 cores Pantone Verde Boldinho

Formato 155 x 230 mm
Miolo em pólen bold 90g
Pintura trilateral
Design da capa por Victor Marcello 

O documentário em quadrinhos DIAMBA - Histórias do Proibicionismo no Brasil, de Daniel Paiva, já tem 3 datas de lançamento definidas no mês de setembro. Confira, divulgue e participe!


 

Sobre o autor de Diamba 

Histórias do Proibicionismo, do quadrinista Daniel Paiva

Daniel Paiva é cartunista, foi um dos editores da revista Tarja Preta, colaborou com a revista semSemente e com o site maryjuana.com.br e atualmente colabora com a revista Futum. Publicou em novembro de 2020 o livro "Beto e Dé e outros Quadrinhos Canábicos" uma coletânea de suas tirinhas, cartuns e HQ's desenhadas desde 2002 sobre o universo da canábis.


Sobre a Brasa Editora

A Brasa Editora é um selo de quadrinhos brasileiros, que publica histórias sobre o Brasil para leitores brasileiros. Do Oiapoque ao Chuí. Da periferia ao centro. Do mar ao sertão. E vice-versa. Os primeiros títulos da editora, lançados juntos em novembro de 2021, foram Brega Story, de Gidalti Jr. e Lovistori, de S. Lobo e Alcimar Frazão. Ambos foram aclamados com entusiasmo por público e crítica. Lobo, com passagem nas editoras Desiderata e Barba Negra, assume a cadeira de editor da Brasa.A Brasa Editora é um selo de quadrinhos brasileiros, que publica histórias sobre o Brasil para leitores brasileiros. Do Oiapoque ao Chuí. Da periferia ao centro. Do mar ao sertão. E vice-versa. Os primeiros títulos da editora, lançados juntos em novembro de 2021, foram Brega Story, de Gidalti Jr. e Lovistori, de S. Lobo e Alcimar Frazão. Ambos foram aclamados com entusiasmo por público e crítica. Lobo, com passagem nas editoras Desiderata e Barba Negra, assume a cadeira de editor da Brasa. Nossas edições ganharam os prêmios CCXP Awards, Prêmio Minuano de Literatura, HQMix e Prêmio Grampo. Fomos finalistas do Prêmio Jabuti em 2022.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê