Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é Cosplay? E sabia que hoje é o seu dia?

 


Cosplay, uma abreviação de costume play do inglês, costume; traduzido como "fantasia" ou "figurino", e play, traduzido como "jogo" ou "dramatização", é uma atividade e arte performática em que os participantes chamados cosplayers usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico. 

Desde a Convenção Mundial de Ficção Científica de 1939 (Worldcon), onde Forrest J. Ackerman com a fantasia chamada “futurecostume” e Myrtle R. Douglas  com uma versão do vestido do filme de 1936 “Things to Come” pela primeira se usou uma fantasia durante um evento. Mas foi só em 1979 que surgiu de fato o primeiro cosplay. Karen Schnaubelt apresentou-se na convenção desse ano usando o traje do personagem de anime Captain Harlock.

O que tornou-se uma prática comum nas Worldcons, com a criação de concursos e atrações próprias, estendendo-se as convenções de quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. 

Foi por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso ao visitar uma Worldcon e ver as pessoas fantasiadas, que fenômeno do cosplay desembarcou no Japão na década de 80 que durante as Comic Markets (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dojinshi.

Com a popularização do anime nos anos 90, Esse costume de se caracterizar como seu herói preferido ganha a denominação proveniente do japonês "Kosupure" a tradução literal para o português seria "disfarçar-se de um personagem" uma abreviação de "costume roleplay" o cosplay tornou-se popular no mundo todo.

O Dia Internacional do Cosplay surgiu por iniciativa da cosplayer estadunidense Jennifer Alice, e desde então, está sendo comemorado mundialmente sempre no último sábado do mês de agosto.


E aí, me diga qual personagem você faria um Cosplay? COMENTA AÍ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê