Pular para o conteúdo principal

Filosofia em Watchmen - Parte III - A Coruja de Aristóteles

 Por Gelson Weschenfelder

O personagem Ozymandias pode ser associado à teoria ética do utilitarismo e Rorschach a teoria ética da deontologia. Mas o herói mascarado de Watchmen, o Coruja (o segundo), seria o mais ético de todos. Ele prega uma ética da virtude clássica, a ética do filosofo grego Aristóteles (384-322 a.c.)[1]. Esta ética se opõe as teorias éticas apresentadas por Rorschach e Ozymandias na história. A ética da virtude se apóia em regras de modo diferente em sua garantia de orientação moral.

O Coruja é um herói, mas diferentemente do Rorschach e Ozymandias, ele leva uma vida prospera, um ávida completa, uma vida que não é autoderrotista (IRWIN, 2009. p.84). Este herói mascarado realiza o equilíbrio entre os extremos dos outros dois, ele é determinado, mas não teimoso; ele é cauteloso e não imprudente (IRWIN, 2009. p.86). E esse equilíbrio é um aspecto chave da definição de virtude de Aristóteles.

 

A Virtude é uma disposição estabelecida que leve à escolha de ações e paixões e que consiste essencialmente na observância da mediania relativa a nós, sendo isso determinado pela razão, isto é, como o homem prudente o determina (ARISTÓTELES, 2007. 1107 al: 1-5).

               

É apenas atingindo o meio termo ou o equilíbrio entre dois extremos que, que estaremos exibindo a virtude. Para Aristóteles, virtude “é o meio termo entre dois vícios, um de excesso, outro de deficiência” (ARISTÓTELES, 2007. 1107a).

Venha para o maior portal de colecionismo do país. Acesse AQUI.

            O Coruja demonstra várias virtudes apresentadas na Ética a Nicômaco de Aristóteles: a bravura, a temperança, a amabilidade, a amizade, e a espirituosidade[2]. Este herói é claramente o melhor exemplo de heroísmo e exemplo moral, principalmente quando questiona Veidt e todo seu plano: “Era para nós transformar o mundo em um lugar melhor?” (Watchmen: O filme, 2009).

Ele é um cara bom, direto e simples. Ele é corajoso, mas não prudente. Ele ajuda as pessoas, mas o faz de forma cuidadosa e ponderada. Ele é leal aos seus amigos, mas não a ponto de ser servil. Ele demonstra todas as virtudes aristotélicas, atingindo o meio termo entre os extremos (IRWIN, 2009. p.87-88).



[1] Aristóteles define a Virtude como sendo a disposição estabelecida que leve à escolha de ações e paixões e que consiste essencialmente na observância da mediania relativa a nós, sendo isso determinado pela razão, isto é, como o homem prudente o determina.

[2] Todas são discutidas em ARISTÓTELES. Op. Cit. Livros III e IV.


Bibliografia 

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 2ª edição. Tradução Edson Bini. Bauru, SP:

Edipro,2007.

BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de filosofia.Rio de Janeiro: Jorge Zahar

editor, 1997.

IRWIN,William. Wachtmen e a filosofia.São Paulo: Ed. Madras, 2009.

KANT. Fundamentação da metafísica dos costumes.São Paulo: Martin Claret, 2003.

KANT. The metaphysiscs of morals.Cambridge, UK:Cambridge University Press, 1996.

WATCHMEN.Edição Definitiva.DC Comics.Editora Panini, 2005.

Watchmen:O filme.Direção:Zack snyder.Warner Bros Pictures, 2009.1 DVD(162

mim),color.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê

Mauricio de Sousa divulga nova homenagem ao amigo Ziraldo

  Pai do ‘Menino Maluquinho’ terá uma HQ especial na revista da Turma da Mônica     Ziraldo, o pai do ‘Menino Maluquinho’, faleceu há um mês (06/04) e a comoção nacional continua. Mauricio de Sousa, que já divulgou algumas palavras e um desenho em sua homenagem, agora divulga uma HQ especial, feita em seu estúdio, para publicar nas revistas da Turma da Mônica.   A publicação acontecerá nos próximos meses. No entanto, Mauricio decidiu compartilhar a homenagem ao amigo de traço e ideias com os fãs e admiradores que sempre se lembram de Ziraldo.   A parceria em quatro livros foi o ponto alto dessa união dos desenhistas. Os livros "Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica" e "5,4,3,2,1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço"- livros que foram escritos pelo Manuel Filho. E, antes deles já havia uma parceria com os livros "O Maior Anão do Mundo" onde Ziraldo fez o texto e Mauricio ilustrou e "O Reizinho no Castelo Perdido" que foi ao cont