Pular para o conteúdo principal

Livro: Os Dois Lados da Guerra Civil

 


O livro Os Dois Lados da Guerra Civil analisa a construção narrativa desse épico, seu enredo, contexto editorial e histórico, seus criadores, as narrativas paralelas e as consequências para todo o Universo Marvel. Organizado pelos Quadrinheiros e publicado pela editora Criativo.

 


No livro nós mostramos o quanto o clima de medo e tensão provocado pelo 11 de Setembro influenciou a saga ficcional que opôs Homem de Ferro ao Capitão América, analisando porque a postura ideológica dos dois heróis diz tanto sobre conceitos que abrangem o Estado, a Liberdade, a Segurança, a Tolerância e o Preconceito.

 

Estabelecemos um paralelo entre a Guerra Civil americana (1861-1865), que moldou a identidade daquele país, e a Guerra Civil da Marvel. Aprofundando a análise, questionamos o papel dos super-heróis em relação ao Estado — a lógica e a coerência dos super-heróis na legalidade ou fora dela, e até que ponto o Estado pode ou deve intervir nas ações desses seres que já foram chamados de “pessoas de destruição em massa”, discutindo qual seria a função do herói no contexto de uma Guerra Civil.

 

EXTRAS

A Força dos Desenhos da Guerra Civil e Suas Edições Paralelas.

Mini-glossário com alguns termos referentes à quadrinhos e à indústria do entretenimento utilizados ao longo do livro.

Quem é Quem na Guerra Civil – Personagens – algumas informações interessantes sobre alguns dos personagens analisados no livro.

Quem é Quem na Guerra Civil – Criadores – algumas informações interessantes sobre alguns dos envolvidos na Guerra Civil: roteiristas, desenhistas e outros mencionados durante o livro.

Sobre os autores:

Bruno Andreotti

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do site/blog Quadrinheiros. Coautor dos livros Os Dois Lados da Guerra Civil (Criativo, 2016) e Quadrinhos Através da História (Criativo, 2017). Integrante Núcleo de Pesquisa de Política, História e Cultura (POLITHICULT) na PUC-SP.

Mauricio Zanolini

Graduado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado e colaborador do site/blog Quadrinheiros. Coautor dos livros Os Dois Lados da Guerra Civil (Criativo, 2016) e Quadrinhos Através da História (Criativo, 2017).

Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro)

 Doutor em História (PUC-SP) e fellow do Center for Latin American and Latino Studies da American University em Washington D.C.. Mestre em História Social (2006), licenciado (2005) e bacharel em História (2003). Atua na área de História Contemporânea da América, relações políticas e culturais entre Brasil e EUA, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.

Iberê Moreno

Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017. Atua como Professor de História e de Relações Internacionais , nos cursos de Relações Internacionais e Comunicação, na Universidade Anhembi Morumbi.

 

Para adquirir o livro, clique AQUI





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê

Mauricio de Sousa divulga nova homenagem ao amigo Ziraldo

  Pai do ‘Menino Maluquinho’ terá uma HQ especial na revista da Turma da Mônica     Ziraldo, o pai do ‘Menino Maluquinho’, faleceu há um mês (06/04) e a comoção nacional continua. Mauricio de Sousa, que já divulgou algumas palavras e um desenho em sua homenagem, agora divulga uma HQ especial, feita em seu estúdio, para publicar nas revistas da Turma da Mônica.   A publicação acontecerá nos próximos meses. No entanto, Mauricio decidiu compartilhar a homenagem ao amigo de traço e ideias com os fãs e admiradores que sempre se lembram de Ziraldo.   A parceria em quatro livros foi o ponto alto dessa união dos desenhistas. Os livros "Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica" e "5,4,3,2,1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço"- livros que foram escritos pelo Manuel Filho. E, antes deles já havia uma parceria com os livros "O Maior Anão do Mundo" onde Ziraldo fez o texto e Mauricio ilustrou e "O Reizinho no Castelo Perdido" que foi ao cont