Pular para o conteúdo principal

Artigo: OS MORLOCKS NA PERSPECTIVA DE OPRIMIDOS E OS DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

 Por Cintia Maciel e Gelson Weschenfelder

No início da década de 1960, a Marvel Comics já havia revolucionado o modo de apresentar o gênero de superaventura nos quadrinhos: super-heróis como Homem-Aranha e Hulk estavam entre as Histórias em Quadrinhos (HQs) mais vendidas no mercado. Stan Lee e Jack Kirby transformaram o universo Comics em 1963, criando super-heróis que já nasciam com superpoderes, devido a mutações genéticas. X-men é o melhor exemplo desse tipo de super-heróis.

A tese central que sustenta esses super-heróis é a de que a “mutação é a chave da nossa evolução. Ela permite-nos evoluir a partir de um organismo celular até à espécie dominante do planeta, num processo lento que costuma levar milhares e milhares de anos. Mas a cada poucas centenas de milênios a evolução dá um salto” (Singer, 2000).

AQUI é a chave para completar sua coleção.

 Sabemos que dificilmente os filhos do átomo terão um “final feliz”, pois seja em Massacre de Mutantes ou nos arcos que seguem, a história sempre termina com algumas perdas e o aumento da população anti-mutantes. O arco Massacre de Mutantes, que teve início em 1986, com a HQ intitulada A manhã seguinte e terminou em 1987, com a HQ intitulada Psylocke, trata do ataque dos Carrascos[1]. Os vilões atacam os subterrâneos, matando vários Morlocks e, em seguida, entram em batalha com os X-Men e ambos acabam sofrendo perdas, aliás, as perdas são um ponto importante dessa saga, pois além dos ferimentos físicos, as feridas emocionais dos mutantes são retratadas nesse momento. Tempestade, que havia conquistado a liderança dos Morlocks após uma batalha com Callisto, mostra-se profundamente abalada, questionando sua própria capacidade como líder e heroína, cogitando a possibilidade de abandonar tudo. Posteriormente, em outra luta com Callisto, Tempestade ouve da ex-líder dos Morlocks que seu lugar é na liderança. Outra equipe, além dos X-Men, que também se faz presente no arco do Massacre é o X-Factor[2] (publicado no Brasil com o nome de Fator X), que segue uma pista deixada por uma criança mutante e conseguem salvar muitos da espécie em perigo.

          O mutante Anjo, que havia sido sequestrado por Callisto com a intenção de fazê-lo seu companheiro, tenta salvar os Morlocks mas é emboscado pelos Carrascos e acaba com grandes ferimentos em suas asas. Levado até um hospital, suas asas são amputadas e isso o deixa profundamente abalado, mais tarde acaba cometendo suicídio. Descobre-se posteriormente que o amputamento de suas asas foi planejado pelo diretor do X-Factor, Cameron Hodge, que queria tomar posse da fortuna de Warren e planejou também a queda do X-Factor, ainda sabe-se que Warren não morreu em sua tentativa de suícido, foi sequestrado e alterado geneticamente por Apocalipse e tornou um de seus cavaleiros, conhecido como Arcanjo.

            Para além dos ferimentos, os ataques dessa saga marcam um ponto crucial na cronologia dos filhos do átomo. A partir deste ponto, vários mutantes decidem seguir rumos diferentes. Kitty Pride junto com Noturno parte rumo à Inglaterra para que se curem completamente. Lá acabam conhecendo Brian Braddock, sua namorada Meggan e sua irmã Psylocke e fundam o grupo que fica conhecido Excalibur.

            Os X-Men restantes ficam em busca de respostas para os ataques dos Carrascos, mais tarde descobrem sobre o Senhor Sinistro e o confrontam em uma batalha final, na qual a Mansão X é completamente destruída. Além disso, após o Massacre o X-Factor precisa enfrentar o vilão Apocalipse para libertar Warren de seu domínio.

            Outro ponto importante na história é o fato de que em nenhum momento X-Men e X-Factor se encontram, já que os integrantes do X-Factor se disfarçaram e se apresentaram como caçadores de mutantes e assim os X-Men realmente acreditaram que a outra equipe era formada por caçadores.  O encontro das duas equipes se dá na saga Inferno (outubro 1988 - agosto 1989), quando é revelado a Scott Summers a verdade sobre a esposa que abandonou para ajudar os mutantes durante o massacre, Madelyne Pryor, que era uma clone de Jean Grey criada pelo Senhor Sinistro.

Refletindo sobre a história do ponto de vista da opressão, poderia ser encontrada uma relação com a ideia de opressão abordada nas obras de Paulo Freire? Segundo o autor, a opressão acomoda os oprimidos em sua própria engrenagem, faz com que temam a sua liberdade, que tenham medo de buscá-la ou assumi-la. Para Freire, o oprimido está preso no determinismo, as coisas são assim por que tem de ser, aqueles que estão “imersos na própria engrenagem da estrutura dominadora, temem a liberdade, enquanto não se sentem capazes de correr o risco de assumi-la” (FREIRE, 2005, p. 38). Neste cenário, o objetivo dessa pesquisa, além de analisar os discursos presentes nas HQ’S de X-Men e nos livros de Freire, é relacionar os diálogos presentes em Massacre de Mutantes com as obras do educador Paulo Freire.


Para ler o restante do artigo, acesse: Revista Aprender



1 Uma equipe formada por Caçador de Escalpos, Arco Voltaico, Maré Selvagem, Vertigo, Embaralhador, Arpão, Arrasta Quarteirão, Prisma, Maligna e Dentes de Sabre.

2 Formado pelos X-men originais: Ciclope, Homem de Gelo, Fera, Garota Marvel e Anjo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê