Pular para o conteúdo principal

Livro:

 

Mais uma bela obra que foi lançada falando sobre super-heróis. Estou falando do livro Super-Heróis e Política que saiu pela Editora Criativo.

Apesar do que o senso comum diz, histórias de super-heróis não são mero escapismo. Consumimos histórias não para fugir, mas para compreender. No entanto, para compreender é necessário ampliar os horizontes. É sobre esse aspecto que nós insistimos e por isso a existência de um livro que aborda a relação entre super-heróis (tanto o gênero quanto o tipo de personagem) e política, entendido em seu sentido mais amplo possível, como qualquer assunto relevante para a vida humana em grupo, e, por essa amplitude, por vezes o político tangenciará outros aspectos, como o filosófico, o teológico e, obviamente, o histórico.



O que você vai encontrar no livro:

Super-heroísmo e Fascismo por Bruno Andreotti

 

Texto que explora as convergências e divergências entre super-heroísmo e fascismo à luz da história americana e do contexto sociocultural mais amplo sob o qual emergiram os quadrinhos de super-herói.

Quando os super-heróis vão às urnas por Mauricio Zanolini

A partir da análise da minissérie Universo DC: Decisões, algumas considerações sobre o excepcionalismo americano, a política partidária nos Estados Unidos e os super-heróis.

 

Terra acima de todos. Superman acima de tudo! por Renato Ferreira Machado

 

As relações entre messianismo e poder político através da figura do Superman como mito fundador da Legião dos Super-Heróis e os processos de idolatria latentes nesta relação.

Superman, Batman e o Übermensch por Bruno Andreotti

 

Uma análise dos personagens Superman e Batman a partir do conceito nietzschiano de Übermensch, evidenciando que, apesar da associação entre o Superman e o Übermensch seja mais comum, quem mais se aproxima do conceito criado por Nietzsche é o Batman.

Um olhar através da ética e política em Watchmen por Gelson Weschenfelder, O Filósofo dos Quadrinhos

O texto realiza uma leitura da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, a partir de suas implicações éticas e políticas, focando em dois de seus personagens principais, Rorschach e Ozymandias.

 

Política e conscientização em Miracleman por João Vítor Mascarenhas

 

Explora-se um pouco do contexto histórico e editorial de Miracleman, juntamente com alguns fatos biográficos do autor, Alan Moore. Em seguida, faz-se uma análise de cada um dos arcos que compõe a obra, com ênfase na discussão sobre o processo de conscientização do protagonista.

 

Sobre os autores:

Bruno Andreotti

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do site/blog Quadrinheiros. Coautor dos livros Os Dois Lados da Guerra Civil (Criativo, 2016) e Quadrinhos Através da História (Criativo, 2017). Integrante Núcleo de Pesquisa de Política, História e Cultura (POLITHICULT) na PUC-SP.

Gelson  Weschenfelder

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Doutor e Mestre em Educação e Graduado em Filosofia.

João Vitor Mascarenhas

Colaborador dos Quadrinheiros.

Mauricio Zanolini

Graduado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado e colaborador do site/blog Quadrinheiros. Coautor dos livros Os Dois Lados da Guerra Civil (Criativo, 2016) e Quadrinhos Através da História (Criativo, 2017).

Renato Ferreira Machado

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, Mestre em Teologia e Especialista em Ensino
Religioso pela PUCRS. Dedica-se à análise do campo simbólico religioso e da hermenêutica teológica em diversas produções artístico-culturais. Também pesquisa as incidências da Teologia da Libertação sobre a Música Nativista Gaúcha. Membro da Comissão Nacional da Área de Teologia do INEP no ciclo ENADE 2018-2020. Membro da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul III da CNBB.

 Para adquirir o livro, basta clicar AQUI



Link: Lançamento do Super-Heróis e Política

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê