Pular para o conteúdo principal

Livro: Histórias em Quadrinhos: Muito além do entretenimento

             Apresentamos ao leitores do blog Quadrinhos em Sala de Aula o livro HISTÓRIA EM QUADRINHO: Muito além do entretenimento Vol. I. Este livro que tens em mãos é o primeiro volume de uma série de três livros. Ele é fruto do desmembramento, desenvolvimento e ampliação do meu trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em História, assim como toda a série dedicada a um espectro das ciências humanas.

            Este volume trata de apresentar as histórias em quadrinhos como um elemento representativo da sociedade ao longo dos anos. Logo, um produto da indústria cultural que reflete a sociedade que o produz.


            A escolha de usar as histórias em quadrinhos estadunidenses está no fato de essas se destacarem há décadas no Ocidente. As conhecidas comics influenciaram o estilo da nona arte em vários países, incluindo o Brasil, e é por conta desta influência que os quadrinhos estadunidenses foram escolhidos primeiramente para a escrita do já referido trabalho de conclusão de curso, e, posteriormente, mostraram-se um objeto relevante para o estudo, diante de inúmeros artigos, dissertações e teses escritas desde que o estudo inicial foi finalizado.

        O autor, o Professor Rodrigo Moraes Cunha, não é apenas um amante da nova arte (arte sequencial), vai muito além disso. É alguém que possui um olhar crítico sobre esses objetos da cultura pop. As histórias em quadrinhos, hoje é, são grandes ícones da indústria cultural, pelo seu impacto econômico, e pela seus temas, muitas vezes emergentes, que são panos de fundo de seus enredos. Assim sendo, o quanto há uma necessidade de possuir um olhar criterioso, crítico, científico sobre esse objeto, para assim poder analisa-lo. Esses olhares o Professor Rodrigo realiza em sua obra intitulada HISTÓRIA EM QUADRINHO: Muito além do entretenimento Vol. I.

                Esse livro traz inicialmente um bom olhar sobre a história das histórias em quadrinhos, mas com um diferencial, dentro de um contexto social-histórico. O leitor pode se situar, o que estava ocorrendo no mundo, quais as tendencias sociais, filosóficas, econômicas dentro desse processo de tempo, em que a evolução desse objeto da cultura pop percorreu. Além de ter uma ótima leitura com bases teóricas sobre as histórias em quadrinhos como produto da indústria cultural.

Mas não para por aí, Prof. Rodrigo, traz algo que poucas publicações trazem, um olhar de historiador para falar sobre história, o como olhar para os quadrinhos para o estudo do fato histórico. Há diversas publicações sobre questões históricas nas histórias em quadrinhos, porém, poucos se utilizam de conceitos históricos para analisar essas passagens. O quanto é importante ter esse olhar do historiador para esses temas que estão presentes nos enredos desses objetos culturais.

                Outra questão é as histórias em quadrinhos reflexo da sociedade, o quanto essas histórias abordam temas de nosso cotidiano, histórico-cultural, político e econômico. O quanto essas estórias a partir da década de 1960 vão revolucionar a forma de como tratam questões emergentes de uma época histórica, tão necessárias para fazer discussões ainda nesse momento na qual estamos vivenciando.

                HISTÓRIA EM QUADRINHO: Muito além do entretenimento Vol. I. é uma leitura de grande aprendizado, um livro base para aqueles que querem pesquisar quadrinhos, observar a diversidade de temas inseridas dentro das páginas das histórias em quadrinhos. Prof. Rodrigo vem mostrar que, muito além do entretenimento, as histórias de quadrinhos possam serem utilizados como fontes de pesquisas históricas, sociais, e ainda um objeto lúdico para o uso em ambientes escolares.


Adquire o livro acessando AQUI e insira o cupom de desconto do blog (UAC11574CYTTT6ZSDQ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POWERBOMB! FAÇA UMA SUPERBOMBA

  A nova HQ do criador de Murder Falcon, Daniel Warren Johnson!   Sinopse A jovem Lona Rosa de Aço quer entrar na luta livre profissional, mas vive sob a sombra da mãe, que foi a melhor lutadora do mundo. Lona, ganha uma oportunidade quando um necromante obcecado por luta livre convida a jovem para participar do maior e mais perigoso torneio do universo de todos os tempos! O prêmio: seu maior desejo! Powerbomb! Faça uma superbomba , vencedor o Prêmio Eisner (em 2023) na categoria Melhor Publicação para Adolescentes, é uma mistura de  Rocky  com  Dragon Ball Z , um trabalho comovente e empolgante de Daniel Warren Johnson. Sobre o autor Daniel Warren Johnson é escritor e ilustrador de quadrinhos e professor de artes. Ele mora em Chicago e é conhecido no Brasil pelas  graphic novels  Bill Raio Beta, Mulher-Maravilha: Terra Morta e Murder Falcon: o Falcão Matador (publicado pela Devir em 2024). Atualmente, ele escreve e desenha a nova HQ dos Transformers. Além de ter vencido o Eisner em 20

Thunder, Thunder, Thundercats Hooo...

Quem é da geração  #oitentista  ou apaixonado por ela que não gritou a frase acima? Thundercats era uma das animações queridinhas da tv brasileira. E o primeiro episódio saiu, lá no EUA em 23 de Janeiro de 1985. Isso mesmo, hoje completa 38 anos da primeira transmissão dos humanoides felinos do planeta Thundera. ThunderCats é uma série de animação desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures em 1983, baseada nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation (PAC), um estúdio japonês com origem em 1985 . A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada. ThunderCats (1985) narra a saga de uma raça sobrevivente do planeta Thundera, que reúne poucos remanescentes ao escapar em uma nave do colapso de sua terra natal. Encont

Campanha Solidária

Recentemente, o amigo Chris Bairros (conhecido no meio nerd) recebeu o diagnóstico de tumores nos rins: um de 13cm (lado direito) e outro de 06cm (lado esquerdo). Desse modo, fui encaminhado com urgência para os médicos urologista e oncologista. Ambos foram categóricos em recomendar, com máxima brevidade, a cirurgia de nefrectomia radical robótica de remoção do rim direito para depois, tentar salvar e preservar parte do rim esquerdo.  Infelizmente, nosso querido SUS não possui a modalidade robótica. Sendo assim, precisará arcar com as despesas de equipe cirúrgica e hospital particular (por volta de R$70.000,00) para a realização desse procedimento complexo. Na tentativa de angariar recursos para as despesas médicas, está dispondo dos itens restantes da sua coleção.  Você pode ajudar adquirindo um número (ou quantos você desejar S2) no valor de R$10,00 cada. Contamos com você: compre e divulgue essa ação para sua família e amigos!!  O sorteio será feito pelo site sorteador.com.br Os prê